Introdução à Botânica

Fungos: Os fungos não fazem fotossíntese. São os cogumelos, as leveduras e os bolores (mofos). As leveduras servem para fazer cerveja e pão, o bolor é usado para produzir queijo (gorgonzola) e medicamentos (penicilina) e alguns cogumelos são comestíveis (champignon), outros venenosos. Os fungos atuam também na decomposição de matéria orgânica. As infecções que eles causam são chamadas micoses e podem atingir a pele, mucosa, couro cabeludo e unhas. Os fungos também podem atacar vegetais. Compõem o Reino Fungi.

Líquens: São organismos formados pela união de fungos e algas. Atualmente os botânicos preferem chamar de fungos liquenizados. Possuem capacidade de adaptação aos mais diversos ambientes, sendo os primeiros a surgir em ambientes inóspitos. Podem aparecer em rochas, caules de árvores e sobre folhas ou o solo. Alguns tipos de líquens são usados na produção de corantes ou servem de alimento para certos animais. Outros podem indicar a quantidade de poluição no ambiente.

Com o avanço da ciência estes organismos têm hoje áreas de estudo dedicadas somente a eles. As bactérias são estudadas em bacteriologia (um ramo da microbiologia), as algas são estudadas em ficologia e os fungos em micologia.
Mas eles são também estudados em botânica, de forma não aprofundada.

Um comentário

  1. DANES ALVES

    Gosto muito das matérias que falam sobre a natureza e a biodiversidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *