Introdução à Botânica

Partes das plantas
As partes que podem ser encontradas em uma planta são: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente. Nem todas as plantas possuem todas estas partes. Vamos ver algumas funções básicas de cada parte e exemplos usados na culinária.

  • Raiz – absorve água e sais minerais do ambiente, além de fixar a planta. Exemplo: cenoura.
  • Caule – conduz os nutrientes e sustenta as plantas. Exemplo: cebola.
  • Folha – absorção de luz e troca de gases com o meio ambiente. Exemplo: alface.
  • Flor – órgão de reprodução, formação do fruto e da semente. Exemplo: brócolis.
  • Fruto – protegem a semente até a maturação. Exemplo: azeitona.
  • Semente – responsáveis pelo nascimento de novas plantas. Exemplos: milho.

A botânica além do plantae
Bactérias: são os seres mais primitivos, compostos por apenas uma célula sem membrana nuclear. Sobrevivem em todos os tipos de ambiente, são os seres mais abundantes da terra e há muitas no organismo humano. Atuam em processos de decomposição, fermentação (iogurte), produção de antibióticos, entre outros. São organismos necessários, mas que podem ser prejudiciais, responsáveis por inúmeras doenças (tuberculose, meningite, coqueluche…). Compõem do Reino Monera.

Algas: Não são consideradas plantas porque não possuem tecidos ou órgãos ordenados. Há dois tipos de algas: as procariontes (células sem membrana nuclear) e as eucariontes (células com membrana nuclear). As algas procariontes (cianobacterias) fazem parte do reino Monera. As eucariontes pertencem ao Reino Protista. São muito importantes na produção de oxigênio, podem servir como alimento ou refúgio para animais aquáticos. Algumas são usadas também na culinária, outras na produção de remédios ou cosméticos.

Um comentário

  1. DANES ALVES

    Gosto muito das matérias que falam sobre a natureza e a biodiversidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *