Introdução à Botânica

O que são plantas?
Plantas são seres vivos pertencentes ao Reino Plantae. A principal característica deste reino é a imensa variedade de seres, o que dificulta a existência de aspectos comuns a todos eles. Um atributo encontrado em todas as plantas é a incapacidade de locomoção.  A maioria das plantas produz seu próprio alimento através do processo denominado fotossíntese, que usa a luz do sol, gás carbônico e água, e resulta na liberação de oxigênio. Com a fotossíntese, as plantas obtém carboidrato, que serve de alimento para elas. É na transformação do carboidrato que as plantas eliminam oxigênio, essencial para a sobrevivência na terra. A fotossíntese só é possível graças ao pigmento chamado de clorofila, presente nas células das plantas. É a clorofila que absorve a energia do sol e é a principal responsável pela coloração verde das plantas.

Para que servem?
A utilidade das plantas deve ser contemplada não somente em relação ao homem, mas também para outras espécies e o ambiente. As plantas são componentes importantes dos ecossistemas. Elas protegem os solos do desgaste natural pelo sol e pela chuva, absorvem gás carbônico e são importantes para a manutenção da diversidade biológica.
Além de fornecer oxigênio, gás essencial para a vida terrestre, as plantas sempre tiveram papel importante para os homens. São inúmeras as utilidades das plantas e, com o avanço da botânica, novos usos são descobertos.

As plantas nos servem de alimento de forma direta e indireta, já que estão presentes na maioria das teias alimentares. Além de ser alimento de homens e animais, algumas plantas podem ser usadas na fabricação de bebidas alcoólicas, outras como corantes, temperos e chás medicinais.

A partir delas são desenvolvidos vários medicamentos, produtos de beleza e perfumes. É também das plantas que obtemos borracha, papel e madeira. São também fonte de combustível (álcool), fornecem fibras para roupas e calçados (linho, algodão) e algumas sementes servem também para a confecção de acessórios.
Além destas utilidades, as plantas também tem valor recreativo (parques, jardins) e decorativo.

Um comentário

  1. DANES ALVES

    Gosto muito das matérias que falam sobre a natureza e a biodiversidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *