A atuação do profissional de Segurança do Trabalho é definida por normas regulamentadoras e leis complementares,bem como normas estabelecidas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), quando ratificadas no Brasil. Suaatuação é bastante ampla, pois está diretamente relacionada coma saúde e segurança do trabalhador. Assim, ondehouver trabalho haverá a necessidade de desenvolvimento da atividade desses profissionais, conforme a formação decada um.
Já os profissionais de saúde que atuam em Segurança do Trabalho atuam na prevenção e tratamento, fazendoacompanhamento dos trabalhadores, realizando consultas, exames, etc. As atividades que competem a cada profissionalde Segurança do Trabalho serão detalhadas a seguir, conforme a Classificação Brasileira de Ocupação (CBO).
Engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho atuam principalmente na prevenção de acidentes. Dentro dasempresas realizam treinamento de funcionários, estabelecem programas de prevenção, orientam quanto ao uso deequipamentos de segurança, realizam inspeções e emitem laudos, entre outras atividades.
Cada profissional tem sua atividade delimitada de acordo com a sua formação, a função que corresponde a cada um éclassificada pela CBO (Classificação Brasileira de Ocupações). A CBO é uma classificação enumerativa, pois registradados relativos à profissão para fins estatísticos, e também é classificação descritiva, quando detalha a atividade, osrequisitos de formação e as condições de trabalho dos profissionais.
● Estudar instalações, máquinas e equipamentos, identificando seus pontos de risco e projetando dispositivos desegurança.
● Projetar sistemas de proteção contra incêndios, coordenar atividades de combate a incêndio e de salvamento eelaborar planos para emergências e catástrofes.
● Delimitar áreas de periculosidade conforme inspeção realizada em local de trabalho.
● Fiscalizar sistemas de proteção coletiva e equipamentos de segurança utilizados no local de trabalho, para verificarse tem qualidade e são eficientes na prevenção de acidentes e incêndios.
● Analisar riscos, acidentes e falhas, investigando causas, propondo medidas preventivas e corretivas e orientandotrabalhos estatísticos, inclusive com respeito a custos.
● Propor políticas, programas, normas e regulamentos de Segurança do Trabalho, zelando pela sua observância.
● Elaborar projetos de sistemas de segurança e assessorar a elaboração de projetos de obras, instalação eequipamentos, opinando do ponto de vista da Engenharia de Segurança.
Também encontramos as atividades de Engenharia de Segurança do Trabalho,enumeradas no artigo 4º da ResoluçãoNº. 359 de 31 de julho de 1991 do CONFEA, tais atividades são:
● Supervisionar, coordenar e orientar tecnicamente os serviços de Engenharia de Segurança do Trabalho.
● Estudar as condições de segurança dos locais de trabalho e das instalações e equipamentos e implantar técnicaspara controlar os riscos.
● Acompanhar o trabalho em locais insalubres e perigosos,realizando perícias, emitindo laudos técnicos sobre aexposição a riscos físicos e indicando medidas de controle.
As atividades desenvolvidas pelo Engenheiro de Segurança do Trabalhoestão estabelecidas na Classificação Brasileirade Ocupações - CBO 0-28.40, entre elas encontramos:
● Assessoria em empresas e indústrias com relação à segurança e higiene do trabalho, identificando através deanálises o que é necessário para prevenção de acidentes em cada tipo específico de atividade.
●Inspeção em fábricas e comércios para identificar riscos, tais como incêndios e desmoronamentos, indicando quaisas medidas preventivas devem ser tomadas.
● Determinação para utilização de equipamentos de segurança, executando campanhas e palestras preventivas eeducativas, conscientizando trabalhadores e pessoas em geral para a prevenção de acidentes.
● Estudos sobre ocupações e os acidentes e doenças que tem relação com o trabalho. A finalidade é identificar ascausas e elaborar determinações de segurança.
● Acompanhar a execução de obras e serviços necessários à concretização das medidas de segurança adotadas.
● Apontar riscos decorrentes do exercício de funções, bem como os requisitos para o seu exercício.
● Conscientizar trabalhadores e comunidade acerca de condições danosas a saúde e segurança, indicando quaismedidas devem ser tomadas para prevenção.
● Participar da aquisição e recebimento de substâncias e equipamentosque apresentem riscos na manipulação,transporte e armazenamento.
● Instalar e assessorar comissões para a prevenção de acidentes.
● Orientar treinamento de Segurança do Trabalho e assessorar na elaboração de programas de treinamento.
● Registrar irregularidades ocorridas e realizarestatísticas de acidentes, com a finalidade dedesenvolver estratégias de prevenção, apresentandosugestões e analisando a viabilidade de medidaspropostas.
● Treinar funcionários, ensinando sobre normas desegurança, combate a incêndios e demais medidasde prevenção de acidentes.
● Divulgar hábitos de prevenção de acidentes, pormeio de instruções em cartazes, avisos, publicações,etc.
● Elaborar relatóriospropondo reparação deequipamentos e instituição de medidas desegurança, conforme a necessidade verificada eminspeções.
● Investigar acidentes ocorridos, examinando ascondições da ocorrência para identificar suas causase propor as providências cabíveis.
● Facilitar o atendimentoa acidentados, mantendocontato com os serviços médico e social.
● Inspecionar locais, instalações e equipamentos daempresa.
● Inspecionar postos de combate a incêndios,examinando as mangueiras, hidrantes, extintores,etc.
● Estabelecer normas e dispositivos de segurançacom relação a equipamentos e instalações, com oobjetivo de prevenir acidentes.
Técnico de Segurança do Trabalho
A atividade do Técnico de Segurança doTrabalho é classificada conforme a CBO 0-39.45, cabendo-lhe:
● Promover campanhasde saúde eprogramasde proteção à saúde.
● Analisar os riscos, condições detrabalho,insalubridade, periculosidade eoutros fatores que influenciam noabsenteísmo, para que ocorra a suaredução.
● Avaliar condições de insegurança esugerir medidas para diminuir os riscos.
● Realizar exames periódicos nosempregados, principalmente nos queestejam expostos a mais riscos, emitindodiagnóstico e se necessário tratar dostrabalhadores ou dar outra orientaçãoterapêutica.
● A atuação do médico tem o objetivode assegurar a continuidade operacionale a produtividade,quando houvernecessidade orientará a transferência dotrabalhador para outra função queestabilize ou diminua os riscos à suaintegridade física e psíquica.
O exercício da Medicina do Trabalhorequer formação em Medicina eespecialização em Medicina do Trabalho.
O curso de especializaçãodeverá serconcluído em instituição reconhecidapela ordem dos médicos.
Médico do Trabalho
A CBO nº 0-61.22 classificaas atividades exercidaspelos Médicos do Trabalho.Algumas dessas atividadessão:
Observação:absenteísmo são asausências dosfuncionários notrabalho, podemderivar de váriosfatores, podem serfaltas justificadas ouinjustificadas.
Observação:absenteísmo são asausências dosfuncionários notrabalho, podemderivar de váriosfatores, podem serfaltas justificadas ouinjustificadas.
Importante: sempre devem ser realizados exames paraadmissão, retorno ao trabalho, periódicos, e demissão,principalmente dos empregados expostos a maior risco deacidentes ou doenças.
Importante: sempre devem ser realizados exames paraadmissão, retorno ao trabalho, periódicos, e demissão,principalmente dos empregados expostos a maior risco deacidentes ou doenças.
● Treinar profissionais de enfermagem para a realização do atendimento necessário e treinartrabalhadores, para conscientização da necessidade e importância do uso correto dosequipamentos de proteção.
● Executar programas de educação sanitária como forma de prevenção de doenças eacidentes.
● Elaborar programa de prevenção de acidentes e doenças, analisando qualquer relação comcondições insalubres ou perigosas no local de trabalho.
● Executar ações para a promoção da saúde e boas condições de trabalho, tais como vistoriaspara analisar condições de higiene e seguranças.
● Prestar primeiros socorros ao trabalhador e providenciar atendimento médico adequado.
A CBO nº 0-71.40classifica as atividades do Enfermeiro do Trabalho, são elas:
● Identificar as necessidades da enfermagemde acordo com as condições encontradas naempresa, sempre com vistas à saúde do trabalhador.
● Realizar consultas,testes de acuidade visual, ministrar medicamentos, fazer curativos eesterilização de materiais.
Auxiliar de Enfermagem do Trabalho
O Auxiliar de Enfermagem desempenha tarefas similares às tarefas do enfermeiro e sob asupervisão deste. O profissional integra a equipe de saúde e segurança do trabalho.
Enfermeiro e Auxiliar de Enfermagem
Você sabe o que faz umEnfermeiro do Trabalho?
Importante: O Auxiliar de Enfermagem coopera com oEnfermeiro na execução de programas de avaliação da saúde.Atua nos programas de prevenção e controle das doenças e naeducação para a saúde.
Importante: O Auxiliar de Enfermagem coopera com oEnfermeiro na execução de programas de avaliação da saúde.Atua nos programas de prevenção e controle das doenças e naeducação para a saúde.