Dessa forma, se faz necessário o trabalho de análise de riscos desenvolvido pelos profissionais de segurança dotrabalho, para que haja efetividade na prevenção de acidentes.
Os trabalhadores estão expostos a várias situações de riscos ocupacionais, normalmente as situações que mais causamacidentes se referem ao trabalho relacionado com eletricidade, incêndios, manuseio e armazenamento de materiaisperigosos, contato com agentes biológicos.
Segurança do Trabalho é a atuação preventiva de doenças e acidentes, visando melhor qualidade de vida ocupacional ediminuição de acidentes de trabalho causados nas mais diversas atividades profissionais. Os acidentes podem sercausados em decorrência de riscos ocupacionais e doenças ortomoleculares.
Temos as Normas Regulamentadoras (NR) cuja observância é obrigatória para as empresas públicas e privadas, sempreque tenham empregados regidos pela Consolidação das Leis do trabalho (CLT). As NR servem de parâmetro técnico paraas empresas que devem seguir a sua determinação, sempre com o objetivo de garantir a segurança do trabalho.
Os meios através dos quais a segurança do trabalho é desenvolvida podem ser físicos, técnicos, médicos entre outros,sempre com o objetivo de resguardar o trabalhador de riscos que a sua atividade possa acarretar.
Definição de Segurança do Trabalho
A Constituição Federal assegura aos trabalhadoreso direito de:
“redução dos riscos inerentes ao trabalho,por meio de normas de saúde, higiene esegurança”.
A Constituição Federal assegura aos trabalhadoreso direito de:
“redução dos riscos inerentes ao trabalho,por meio de normas de saúde, higiene esegurança”.
A equipe multidisciplinar forma o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança eMedicina do Trabalho (SESMT), cada empresa deverá ter o número de profissionais desegurança necessários à execução dessa atividade, conforme o tipo de atividade quedesenvolve e o número de funcionários que possui.
A atividade de segurança é exercida por um conjunto de profissionais que compõem o quadrode Segurança do Trabalho da empresa, essa equipe multidisciplinar é composta por Técnico,Engenheiro, Enfermeiro, Auxiliar de Enfermagem e Médico.
Em síntese, o objetivo da segurança do trabalho é minimizar acidentes, proteger o trabalhadorde acidentes e doenças ocupacionais, preservando a sua capacidade de trabalho.
A atividade de segurança do trabalho deve ser feita de forma preventiva,com a administraçãodos riscos existentes, eliminado as condições inseguras e diminuindo a ocorrência de acidentes.Para isso, as empresas devem investir em treinamento, informação, conscientização ecapacitação.
Clique no cadeado.
Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)
O SESMT foi estabelecidopela Consolidação das Leisdo Trabalho (CLT), artigo162.
Além do cumprimentos das disposições de Normas Regulamentadoras, pode existira obrigação de cumprimento de outras normas incluídas em códigos, regulamentos,convenções e acordos coletivos de trabalho.
Além do cumprimentos das disposições de Normas Regulamentadoras, pode existira obrigação de cumprimento de outras normas incluídas em códigos, regulamentos,convenções e acordos coletivos de trabalho.
Entende-se por condições inseguras ascondições oferecidas no local detrabalho e que afetem a segurança dostrabalhadores, são relativas àsinstalações impróprias, equipamentoscom defeitos, irregularidades técnicas,etc.
Citamos como exemplos: a falta deiluminação e ventilação, defeitos naedificação, falta de higiene, entre outros.
A importância de investir em saúde esegurança no trabalho se deve ao fatode que acidentes causam danos sérios(danos técnicos e econômicos), comprejuízos tanto para empregado quantopara empregador.
A falta de prevençãosairá mais onerosaque o investimento.
Os acidentes de trabalho normalmentesão causados por condições inseguras eatos inseguros.
O Programa de Prevenção de RiscosAmbientais é estabelecido pela NormaRegulamentadora NR-9da Secretaria deSegurança e Saúde do Trabalho, doMinistério do Trabalho. O objetivo doprograma é definir ações que preservema saúde e integridade física e psíquicados trabalhadores, de acordo com o tipode risco a que estejam sujeitos.
Muitos acidentes poderiam ser evitadoscom medidas simples de prevenção,taiscomo: sinalização nas empresas,campanhas e treinamentos preventivos,treinamento de incêndios, manutençãode equipamentos, existência deComissão Interna de Prevenção deAcidentes (CIPA) com atuação efetiva.
Atos inseguros podem ser identificadosnas ações do trabalhador. Ao se expor arisco, muitas vezes o objetivo é ganhartempo ou improvisar, porém asestatísticas revelam que a maioria dosacidentes ocorre dessa forma.
São exemplosdesses atos: carregarmateriais pesados de maneirainadequada, fazer ajustes oumanutenção de máquinas emfuncionamento, não usar equipamentosde proteção, trabalhar em velocidadesinseguras, etc.