Curso de como tirar voz das músicas

Passos para retirar a voz das musicas usando o Sound Forge:

  • Abra a música no Sound Forge
  • Clique em “Process” -> “Channel Converter”
  • No menu “Name” (ou Preset no Sound Forge 5.0), escolha “Stereo to Stereo – Vocal Cut (remove center material)”. Está no final da lista.
  • Clique em OK e ainda não salve a música (pode-se também dar um “preview” para ver como vai ficar ou ainda, usar este efeito em somente um trecho da música, selecionando-o).
  • Abra a mesma música, na versão original, onde ainda não foi adicionado o efeito citado acima, em outra janela do Sound Forge.
    Equalize-a (Process -> EQ -> Graphic) de modo a tirar as freqüências médias, onde ficam os vocais. Deixe essa freqüências no zero. A intenção é deixa escapar o mínimo possível da voz do cantor, reforçando graves (baixo) e agudos, aonde a voz do cantor não chega.
  • Selecione a música inteira e digite CTRL+C para copiar. Volte para a janela anterior (onde você tinha aplicado o Channel Converter), digite W (para colocar o cursor no início da música) e no menu Edit, escolha “Paste Special” -> “Mix”. Em “Name”, escolha “Normal Mix” e clique em OK.
  • Veja com ficou. A voz escapa um pouco, mas fica BEM mais baixa que o original…

16 comentários

  1. Daniel Mattos

    Estou usando atualmente o Sound forge 10, e gosto muito, agora tirar vocal é um trabalho complicado, as vezes impossivel, porque não tem como separar, e se usar plugins para isso, fica horrivel a qualidade, eu posso dizer, é quase impossivel tirar vocal, tenho 7 anos de música e de Sound forge, então digo que é quase impossivel tirar a voz, depende da música, e como tanto site postando gratuito a playback e acapellas quem vai passar o trabalho de tentar tirar o vocal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *