Técnicas de Memorização


Associação de Imagens

Essa técnica é extremamente poderosa, permite que você memorize números gigantes com facilidade. Vale a pena usar um pouco do seu tempo para aprender, eu lhe garanto!
Os algarismos são conceitos abstratos, que o cérebro não consegue guardar com tanta facilidade, pois é difícil criar uma associação eles. A memória é baseada em ligação entre idéias. A única forma do cérebro armazenar um nova memória é ligando-a de alguma forma a uma memória já solidificada. Essa técnica que você vai aprender faz a associação de cada número com uma imagem. Feito isso, quando você pensar no número irá lembrar-se da imagem associada a ele, e quando pensar na imagem irá se lembrar do número. O cérebro guarda imagens com facilidade, então será fácil memorizar. Pode parecer confuso agora, mas estará mais claro no final desse texto.
Cada dígito de 0 a 9 será associado com uma ou mais consoantes, segundo a tabela abaixo. As vogais não tem valor.

Você irá memorizar essa tabela, e quando precisar memorizar um número, irá formar uma palavra que corresponda ao número que você quer memorizar. Por exemplo: suponhamos que você queira memorizar o número 1582345. Usando a tabela, substituímos os números por consoantes:

TeLeFoNe aMaReLo.
Agora você tem uma imagem, que é muito mais fácil de se lembrar do que símbolos abstratos (os algarismos).

Mais à frente, eu irei lhe ensinar como fazer o melhor uso dessa técnica, para que você possa memorizar números fácil e rapidamente. A forma que mostrei acima funciona muito bem, mas você ainda precisa pensar um pouco para encontrar a(s) palavra(s) que servem para substituir o número em questão. Mas a base de tudo é a tabela acima, então vou lhe pedir que memorize-a antes de mais nada. Vou lhe dar uma ajudinha:

O primeiro dígito, o Zero, corresponde ao Z, e tudo mais que faz som de ssss: s, ç, c (suave). O c (suave) merece uma explicação adicional: trata-se do c encontrado nas sílabas ce e ci, que também tem som de ssss.
O dígito 1 corresponde ao t e d. Note que o dígito 1 parece com o t e o d.
O dígito 2 é representado por N e NH. Note que o N possui 2 “pernas”, assim fica fácil lembrar. O 3 é substituído pela letra M. Como no caso anterior, a letra M possui 3 “pernas”. A consoante correspondentes ao quatRo é o R, mesmo quando são dois erres.
O cinco corresponde ao L. A dica aqui é que 50 em algarismos romanos é L. O 6 tem bastante consoantes: ch, x, g (suave), j. Diga em voz alta: Xeis! ou Cheis! O 7 Caído não parece um C???
O 8 Fará Você lembrar do F e do V. Pegue a letra F e pense como você poderia transformá-la em um 8. Conseguiu? Ou você não consegue Ver?
O 9 não parece com p e b? É só rodar as letras…
Com essa ajuda, espero que você se anime a memorizar a tabela de letras e consoantes correspondentes. Não adianta decorar, como nós fazíamos quando estávamos na escola primária… Tem que memorizar mesmo. Para isso, repita as associações que nós fizemos com os números até estar seguro de saber todos os dígitos. Depois, faça o exercício que eu vou passar: encontre palavras que substituam os números abaixo. Ao fazer isso, procure encontrar palavras que sejam substantivos concretos, algo que você pode imaginar com facilidade, pois assim é mais fácil memorizar.

432
36734
240230
57888098
23404390
92343247
65243845
456789456
890243567
23789290
90236490

Quanto mais você treinar, mais prático vai ficar nessa técnica. Logo poderá encontrar a palavra ou palavras para qualquer número com rapidez. Treine memorizando os números de telefones dos seus amigos, parentes, do supermercado, etc. Use a técnica tanto quanto você puder. Faça com que o tempo que eu gastei preparando esse texto para você tenha sido útil!!! Com essa técnica, você já pode fazer muita coisa. Quando o número for grande, e não for possível encontrar uma única palavra para representá-lo, use várias palavras. Depois disso você vai precisar ligar as imagens em ordem, usando a técnica de Memorização de listas encadeadas.

Assim, quando você pensar na primeira imagem da lista, já vai lembrar da segunda, depois da terceira, até o final, e será capaz de reconstituir o número que você memorizou.

23 comentários

  1. Amadeu

    Interessante esse texto!!! Mas oque mesmo estava escrito???
    Hummm! Acho bom eu praticar essas técnicas. Um abraço a todos!

  2. THAMIÊ VIANNA LEAL

    Uma pergunta: em relação ao em usar a fomula que está no começo para usar o 25 de outubro de 2000,pelas minhas contas deu o resultado 5. Que seria;D=(D-1S)-7* ………D=(25-6)-7*…………D=19-7*………D=19-14…………D=5. Pelo dia que cai o sábado do ano de 1999( que também está descrito no que voce escreveu ) O caso não seria o primeiro dia da semana no domingo, no caso o quinto dia nesse pensamento seria quinta,correto? Somando mais dois ( + 2 ) por ser ano bissexto daria no sábado. Resumindo : o dia 25/10/2000 cairia no sábado.
    Seria isso mesmo?

  3. BETANIA

    EU GOSTO DE ESTUDAR A BIBLIA MAIS NÃO CONSIGO MEMORIZAR NEM
    CAPITULOS NEM VERSICULOS É UMA LUTA ME ESQUEÇO RAPIDO DAS COISAS E ESSE CURSO IRIA ME AJUDAR BASTANTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *