Curso Segurança do Trabalho

Cada vez mais presente em médias e grandes empresas, o profissional de Segurança no Trabalho é aquele que tem como função analisar, orientar, corrigir e solucionar características dentro de um ambiente de trabalho que possa causar danos aos trabalhadores de forma direta ou indireta. Ele também trabalha para aumentar e verificar a segurança de equipamentos e instalações empresariais, tudo para proporcionar melhores condições trabalhistas.

Você vai ver como essa função está cada vez mais se tornando popular e requisitada, além de dicas sobre como se profissionalizar em Segurança no Trabalho.

ORIGEM DO TERMO

O termo “Segurança no Trabalho” refere-se ao conjunto de práticas e medidas tomadas a fim de diminuir os riscos de acidentes e perigos a saúde dentro de um ambiente de trabalho.

É necessário ressaltar que por “acidente de trabalho”, é compreendido por qualquer acidente sofrido enquanto o profissional está no ambiente onde trabalha, em viagem em nome da empresa ou no trajeto entre casa/trabalho e vice-versa. Doenças ocasionadas por trabalho excessivo ou LER também são sinônimos de acidente de trabalho.

Existem duas categorias referentes a acidentes de trabalho. A primeira delas são “Atos inseguros”, que diz respeito a práticas indevidas por parte dos profissionais ou falta de equipamentos necessários de proteção para as mesmas. Já a categoria “Condição Insegura” refere-se aos acidentes ocasionados por um ambiente de trabalho que ofereça riscos, como redes elétricas mal feitas, fios desencapados, pregos e objetos pontiagudos expostos, maquinários em mal estado de conservação, e outros.

REDUZINDO RISCOS

E é para reduzir os riscos desses acidentes e doenças que existe a Segurança no Trabalho. De acordo com o ministerio do trabalho, toda empresa de

ve contar com um setor especializado no assunto ou então terceirizar tal serviço (contratando profissionais independentes ou empresas do tipo); isto é uma lei, criada para diminuir lesões e até mesmo mortes causadas por um ambiente de trabalho pouco seguro e não propício aos funcionários.

Essas empresas ou profissionais têm o dever de fazer uma série de análises técnicas em todo o ambiente de trabalho da empresa, verificando todo e qualquer aspecto que possa causar quaisquer tipos de riscos e estudando a melhor solução para contornar esses problemas. Essa análise vai desde a observação da estrutura da empresa (condição do prédio, falhas na estrutura e construção), passando pelos maquinários e itens usados pelos funcionários, e principalmente a higiene no trabalho. Esse último é um item extremamente importante, desde que pode ser canal de transmissão para diversas doenças e é o maior foco dos problemas.

O PROFISSIONAL DE SEGURANÇA NO TRABALHO

A profissão de Técnico em segurança no trabalho é uma das que mais crescem atualmente no Brasil, contando com uma vasta gama de cursos e grande demanda por tal tipo de profissional. O mais interessante é que a área de segurança social é muito ampla; são diversas áreas de atuação para quem quer trabalhar na prevenção de acidentes no trabalho.

Afinal, existem quatro tipos diferentes de profissionais dessa área, que podem trabalhar em conjunto ou separadamente. São eles: Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho.

O Técnico em Segurança do Trabalho é o profissional que inspeciona locais de trabalho, maquinários e estruturas, aplica pedidos de alterações, investiga acidentes já ocorridos, promove palestras e educa funcionários sobre modos de prevenir acidentes mais comum, etc. Já os Engenheiros do Trabalho cuidam mais da estrutura de comércios e fábricas, aconselham e definem a necessidade de troca ou instalações de aparelhos de segurança, educa os funcionários sobre usos de dispositivos especiais de segurança, entre outros.

Como o nome sugere, o Médico do Trabalho cuida da parte específica de saúde no trabalho, realizando exames médicos periódicos preventivos nos trabalhadores e fazendo outras atividades relacionadas a doenças e higiene; o Enfermeiro do Trabalho possui função bem semelhante, cuidando da medicina no trabalho.

O campo de trabalho para qualquer um desses profissionais também é muito grande, já que podem atuar dentro de diversos tipos de empresas (comércios, fábricas, até mesmo negócios rurais) em seus setores específicos de Segurança no Trabalho; ou então, como é mais comum, atuar em uma empresa terceirizada desse tipo de serviço. E claro, esta é uma profissão que paga muito bem.

TRABALHO SEGURO

Caso esteja interessado, uma rápida procura sobre o tema em seu buscador de sites favorito pode lhe render bons frutos sobre formação técnica em Segurança no Trabalho. Centenas de colégios e até mesmo faculdades oferecem essa educação, sendo possível até mesmo encontrar formação na modalidade de ensino á distância.

O profissional de Segurança no Trabalho é muito valorizado nos dias de hoje, sendo assim uma ótima carreira, principalmente se você se identifica com algumas das áreas citadas anteriormente. Não espere mais, profissionalize-se e ajude a salvar pessoas em seus ambientes de trabalho!

19 comentários

  1. edson oliveira

    Eu já fiz alguns cursos nesta área, é muito bom mesmo.

  2. Sanderson alves ferreira

    Otimo curso !!! rapido e direto ..

  3. Caroline de jesus da silva

    Estou muito satisfeita em compartilha desse conhecimento.

  4. Daniel Bruno

    obrigado belas dicas, valeu muito por esse cursinho,,,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *