Regras de Sinuca

Artigo 7º – DAS FALTAS

1. As situações seguintes serão consideradas como faltas.

a. – Encaçapar a bola branca (“Suicidar-se”).

b. – Jogar bola numerada intencional e evidentemente para defender (falta disciplinar).

c. – Jogar qualquer bola evidente e intencionalmente praticando falta (falta disciplinar).

d. – Dar mais de um toque na bola branca (“bi-toque”).

e. – “Conduzir” a tacadeira, quando esta não estiver “colada” à bola visada (“carretão”).

f. – Jogar qualquer bola fora do campo de jogo.

g. – Jogar em, ou com, bola errada.

h. – Jogar antes de ser recolocada em jogo, pelo árbitro, a bola que retorna ao mesmo.

i. – Jogar com qualquer parte do taco que não seja a sua ponteira.

j. – Jogar sem ter contato com o chão.

k. – Jogar com qualquer bola ainda em movimento.

l. – Jogar com a tacadeira fora do semi círculo “D”, após estar “na mão”.

m. – Encaçapar bola não jogada.

n. – Encaçapar duas ou mais bolas na mesma tacada.

o. – Encaçapar bola da vez ao jogar numerada, ou vice-versa.

p. – Encaçapar a bola jogada em outra caçapa que não seja a cantada ou evidente.

q. – Não encaçapar licitamente a bola numerada sujeita a “castigo”, jogada opcionalmente.

r. – Saltar com a tacadeira sobre outra bola, que não seja a visada.

s. – Não bater primeiramente na bola visada, exceto quando cantado o uso de tabela(s).

t. – Deixar de cantar a bola, caçapa ou uso de tabela(s) pela tacadeira, em jogada não evidente ao árbitro.

u. – Tocar indevidamente em qualquer bola, de qualquer forma que não seja por um toque lícito da sola do taco.

v. – Praticar atos considerados como falta disciplinar, conforme previsto no Regulamento da Sinuca Brasileira.

w. – Praticar atos considerados como falta grave, conforme previsto no Regulamento da Sinuca Brasileira.

2. Não praticando outra falta e ocorrendo sem interferência estranha, será considerada lícita a bola jogada que chega a mover-se sobre a tabela da mesa e retorna ao campo de jogo, ou é convertida na caçapa cantada. Entretanto, se esta parar sobre a tabela, for convertida em caçapa não cantada ou vier a cair fora da mesa, caracterizará falta.

14 comentários

  1. Erivaldo

    tinha apenas uma bola para eu matar e o adversario só tinha a bola 8 ou útima matei a minha porem o oito caiu na mesma tacada ganhei ou perdi a partida? desde já obrigado.

  2. ALEX

    CAASO EU TENHA UMA BOLA MINHA E UMA DO ADVERSARIO E A 8 AI DOU UMA TACADA MATO MNHA BOLA E A 8 NA MESMA TACADA QUEM VENCE O JOGO

  3. Renan Motta

    Ocorrido – Meu amigo estava na bola 8 e eu estava com 2 bolas, ele matou a minha bola e a 8 na mesma jogada. Devido a matar a minha bola paga com mais uma correto? Como na mesma jogada matou a 8 eu ganho o jogo?

  4. Eu deixei a preta na boca, meu adversário está na última bola antes da preta, o mesmo matou a dele e sem querer a branca na volta bateu na minha preta, quem ganhou a partida se ainda teoricamente não era a vez dele?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *