Regras de Sinuca

Artigo 1º – DO JOGO E PARTIDAS

As partidas conterão dois ou mais jogadores, que usarão uma bola branca, “tacadeira”, e sete coloridas valendo: vermelha 1; amarela 2; verde 3; marrom 4; azul 5; rosa 6 e preta 7 pontos.
A bola de menor valor em jogo será sempre considerada como a “bola da vez” e as demais como “numeradas”.

A finalidade da partida é encaçapar todas as bolas coloridas em seqüência ordenada crescente, respeitando as regras, usando a impulsão da tacadeira movimentada por um toque da sola do taco.
Consideram-se como partida o tempo usado pelos jogadores para encaçapar todas as bolas coloridas em jogo, segundo as regras.
Um conjunto predeterminado de partidas compõe um jogo.
Cada tacada poderá ser iniciada pela bola da vez, que em jogada normal será sempre livre de “castigo”, ou por uma bola numerada sujeita a “castigo” (risco de perder pontos) de 7 pontos se não convertida.

Encaçapando a numerada em início de tacada deverá continuar a tacada na bola da vez. Convertida a da vez poderá jogar, obrigatoriamente no ataque, uma bola numerada livre (sem “castigo”), que quando encaçapada dará o direito opcional de jogar em outra numerada, também obrigatoriamente no ataque e sujeita a “castigo” de 7 pontos, se não convertida. Encaçapando-a(s) terá que novamente jogar a bola da vez, e assim sucessivamente, até o final da partida.
Exceto a bola da vez convertida licitamente, qualquer bola encaçapada retornará ao jogo em sua marca, seja numerada ou outra imediatamente após a bola da vez. Também retornarão ao jogo em suas respectivas marcas as bolas lançadas fora da mesa ou encaçapadas com falta, inclusive a da vez.

Encaçapada a bola da vez e jogada em seguida a de valor imediatamente superior, esta será considerada como numerada se encaçapada, ou como da vez se não convertida ou jogada em defesa.
Embora não demarcada no campo de jogo, é subentendido que, a marca da bola vermelha está localizada no campo de jogo superior direito, sobre a linha transversal que coincide com a marca da bola 6, e exatamente no centro entre essa marca e a tabela lateral superior direita.

14 comentários

  1. Erivaldo

    tinha apenas uma bola para eu matar e o adversario só tinha a bola 8 ou útima matei a minha porem o oito caiu na mesma tacada ganhei ou perdi a partida? desde já obrigado.

  2. ALEX

    CAASO EU TENHA UMA BOLA MINHA E UMA DO ADVERSARIO E A 8 AI DOU UMA TACADA MATO MNHA BOLA E A 8 NA MESMA TACADA QUEM VENCE O JOGO

  3. Renan Motta

    Ocorrido – Meu amigo estava na bola 8 e eu estava com 2 bolas, ele matou a minha bola e a 8 na mesma jogada. Devido a matar a minha bola paga com mais uma correto? Como na mesma jogada matou a 8 eu ganho o jogo?

  4. Eu deixei a preta na boca, meu adversário está na última bola antes da preta, o mesmo matou a dele e sem querer a branca na volta bateu na minha preta, quem ganhou a partida se ainda teoricamente não era a vez dele?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *