Regras de Sinuca

Artigo 8º – DAS PENALIDADES

1. As penalidades aplicadas serão:

a. após qualquer falta:

I. o jogador perderá o direito à tacada.
II. o oponente receberá 7 pontos.
III. o adversário poderá “recusar” a tacada, “passando-a” ao penalizado.

a. Para falta disciplinar:
I. quando em primeira ocorrência, enquadramento como falta técnica, que neste caso será considerada como uma advertência formal.
II. Em reincidência, perda do jogo.
a. Para falta grave:
I. Perda do jogo.

2. É facultado ao árbitro praticar uma advertência informal, sem aplicação de penalidades, se assim o julgar conveniente.

3. Na aplicação da pena máxima, de perda do jogo, serão consideradas válidas as partidas já terminadas e vencidas pelo infrator, e que seu oponente vencedor completou o número mínimo de vitórias exigidas para o jogo.

4. A falta disciplinar ou grave poderá penalizar independentemente da aplicação de outra(s) falta(s) do jogo, que podem ser cumulativas.
Artigo 9º – DO TÉRMINO DAS PARTIDAS

1. A partida terminará quando:

a. for definitivamente encaçapada a bola 7, com vantagem para um dos jogadores;
b. um dos jogadores decidir dar a partida como perdida;
c. o Jogador praticar a segunda falta disciplinar ou uma falta grave;
d. existirem somente a tacadeira e as respectivas bolas em jogo, e a diferença de pontos entre os jogadores atingir valores maiores que:

I. 46 pontos, com a bola 5 como a da vez;
II. 27 pontos, com a bola 6 como a da vez; ou,
III. 7 pontos, com a bola 7 como a da vez.

2. Se a situação da alínea “d” do inciso anterior for atingida por crédito de pontos originado em falta do adversário, o vencedor não precisará continuar a partida. Sendo atingida em tacada contínua, será realizada a tacada seguinte regularmente.

3. Quando a bola da vez for de valor 4 ou menor, a partida não terminará por diferença de pontos.

4. Para a partida que terminar com empate de pontos, a decisão de vencedor ocorrerá por meio de “partida complementar”, voltando ao jogo a bola 7 em sua marca e a branca em situação de “na mão”.

5. Para decisão de saída na “partida complementar” novo sorteio será realizado, em igual sistema e condições regulares, independentemente da seqüência anterior, que permanecerá inalterada, respeitando e adaptando as regras pertinentes em que couber.

6. Em circunstâncias de final de partida, atitudes como guardar o taco, tocar em bola em jogo, tirar outras bolas das caçapas, cumprimentar o adversário pela vitória, ou abandonar o ambiente de seu jogo, caracterizam o enquadramento na alínea “b” do inciso “1” anterior.

14 comentários

  1. Erivaldo

    tinha apenas uma bola para eu matar e o adversario só tinha a bola 8 ou útima matei a minha porem o oito caiu na mesma tacada ganhei ou perdi a partida? desde já obrigado.

  2. ALEX

    CAASO EU TENHA UMA BOLA MINHA E UMA DO ADVERSARIO E A 8 AI DOU UMA TACADA MATO MNHA BOLA E A 8 NA MESMA TACADA QUEM VENCE O JOGO

  3. Renan Motta

    Ocorrido – Meu amigo estava na bola 8 e eu estava com 2 bolas, ele matou a minha bola e a 8 na mesma jogada. Devido a matar a minha bola paga com mais uma correto? Como na mesma jogada matou a 8 eu ganho o jogo?

  4. Eu deixei a preta na boca, meu adversário está na última bola antes da preta, o mesmo matou a dele e sem querer a branca na volta bateu na minha preta, quem ganhou a partida se ainda teoricamente não era a vez dele?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *