Organografia Vegetal

Polinização
É a transferência dos grãos de pólen da antera de uma flor masculina de determinada espécie para o estigma de outra flor da mesma espécie ou para seu próprio estigma. Este processo pode ser sem o auxílio de seres vivos (abiótico) ou com a ajuda deles (biótico).

Há muitos agentes polinizadores, tanto abióticos como bióticos. Cada agente polinizador nomeia um tipo de polinização. Alguns agentes polinizadores são:

  • Vento (anemofilia),
  • Insetos (entomofilia)
  • Aves (ornitofilia)
  • Morcegos (quiropterofilia)
Quando a polinização é feita pelo homem é chamada de artificial.
A polinização artificial tem sido usada para a floricultura, para aumentar a produção de frutos e melhorar as espécies. A polinização artificial da Vanilla planifolia, uma espécie de orquídea, garante a produção de baunilha.

Inflorescência

É a forma como as flores se agrupam na planta. Há vários tipos de inflorescência, as mais comuns são:
  • Cacho ou racemo: flores pediceladas dispostas em lugares indeterminados no eixo principal. Exemplos: videira, chuva-de-ouro.
  • Corimbo: é um tipo de racemo, com pedicelos de tamanhos diferentes que partem de uma haste comum e deixam as flores na mesma altura. Exemplos: macieira, Viburnum tinus L (popular: folheado).
  • Panícula: é um tipo de racemo composto por outros cachos que diminuem de tamanho da base para o ápice, em forma de pirâmide ou cone. Exemplos: quaresmeira, arroz.
  • Espiga: eixo principal com flores sem pedúnculo. Exemplos: hortelã, milho, tamargueira.
  • Espádice: tipo especial de espiga, menor e envolvida por uma folha modificada em bráctea. Exemplo: antúrio e copo-de-leite.
  • Capítulo: flores agrupadas em círculo, parecendo uma única flor. Exemplos: Girassol e margarida.
  • Umbela: em forma de guarda-chuva ou circular. Exemplos: cenoura, cebola, alho, ixora.

Pedicelo é o nome científico para a parte que liga a flor à haste. A palavra vem do latim pedicellu, que significa “pequeno pé”.

4 comentários

  1. ivaneide coimbra

    olá estou muito feliz de ter encontrado tanta informação de forma clara obr!

  2. Walkiria Fernandes Torres

    gostei muito do artigo que foi enviado principalmente das plantas e direito romano.Pois eu ja fasso paisagismo então vai me ajudar muito…

  3. GILVAND DE ALMEIDA COSTA

    Muito bom o artigo enviado a mim, tanto eu como o meu filho adoramos a matéria ensinada através desse artigo, Entendemos que é algo muito importante para todas as pessoas saber pelo menos um pouco sobre esse assunto, ou seja, qual é a função das plantas em nossas vidas, na vida dos animais.

  4. muito boa as informações,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *