Organografia Vegetal

Flor
Presente apenas nas plantas angiospermas, a flor é o órgão adaptado para a reprodução. Sua função principal é produzir gametas. As flores nem sempre são bonitas, coloridas e cheirosas. Assim como as folhas, as flores também podem ser classificadas de acordo com vários aspectos como a disposição, quantidade e características das muitas partes que a constituem.

Principais partes da flor:

  • Sépalas: geralmente são esverdeadas, menores e mais consistentes do que as pétalas. Tem a função de proteger os órgãos reprodutivos. O conjunto de sépalas chama-se cálice.
  • Pétalas: costumam ser coloridas e ter a função de atrair insetos polinizadores. O conjunto de pétalas chama-se corola.
  • Estame: é o órgão masculino das flores. É o órgão produtor de pólen. Formado por antera, conectivo e filete. O conjunto de estames é chamado androceu.
  • Carpelo: é o órgão feminino das flores. Formado por estigma, estilete e ovário. O conjunto de carpelos é o gineceu.

4 comentários

  1. ivaneide coimbra

    olá estou muito feliz de ter encontrado tanta informação de forma clara obr!

  2. Walkiria Fernandes Torres

    gostei muito do artigo que foi enviado principalmente das plantas e direito romano.Pois eu ja fasso paisagismo então vai me ajudar muito…

  3. GILVAND DE ALMEIDA COSTA

    Muito bom o artigo enviado a mim, tanto eu como o meu filho adoramos a matéria ensinada através desse artigo, Entendemos que é algo muito importante para todas as pessoas saber pelo menos um pouco sobre esse assunto, ou seja, qual é a função das plantas em nossas vidas, na vida dos animais.

  4. muito boa as informações,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *