CONSTRUÇÃO DO VISOR
1 – Conforme a ilustração, começamos com o papel cartão que deve ser cortado segundo as medidas, dobrado e colado em forma de uma caixa. Neste formato devemos fazer duas caixas, sendo uma ligeiramente menor que a outra (elas trabalharão por encaixe, como uma gaveta). Esta por sua vez seguirá o mesmo esquema de construção da outra, tendo apenas como diferença a tampa de fundo que deve ser feita com o papel vegetal e ser um pouco mais
comprida. Procure manter uma diferença mais ou menos precisa entre as duas caixas, possibilitando um encaixe sem folgas.
2 – Depois de prontas as caixas, pegamos a primeira, que é a externa e nela faremos o furinho (semelhante ao esquema da pinhole) no centro da tampa. Faça um pequeno furo centralizado na tampa de fundo da primeira caixa.
3 – A seguir, encaixamos a menor (com tampa de fundo em papel vegetal) dentro da maior, como uma gaveta.
4 – Verificamos o movimento de vai e vem do sistema de encaixe (que tem a função do zoom, afastando e aproximando a imagem).
Não devemos deixar folgas entre as caixas para assim evitarmos a entrada de luz.
5 – Neste ponto já podemos testá-lo. Basta procuramos um lugar com uma cena bem iluminada pelo sol. Pelo visor deveremos enxergar a imagem invertida projetada sob o papel vegetal. A imagem às vezes demora um pouco até que possamos vê-la com clareza. O nosso olho precisa de um tempo para se acostumar na escuridão. Aos poucos a imagem vai chegando e já podemos vê-la.
Movimentando a parte externa do visor iremos perceber a aproximação ou o distanciamento da cena como numa câmera com objetiva zoom.
Uma outra opção, ainda mais fácil, é a construção da câmara na forma tubular.
* Como opção, para melhor entendermos o funcionamento deste aparelho e também como é a formação da imagem latente numa câmera fotográfica, podemos subistituir o pequeno furo por uma lente bi-convexa. Isto nos dará uma imagem bem mais clara sem precisarmos de muito esforço para vê-la. Contudo, o nosso visor deixará de ser um zoom, se transformando num visor de foco.
Material necessário para a construção da câmara:
– Papel cartão preto (tipo Color Set)
– Papel vegetal ou poliester
– Cola
– Tesoura
– *Lente bi-convexa (opcional)
Há muito tempo queria fazer esse curso.Mas não tinha oportunidade,agora vou agarrar essa oportunidade.obrigada pela chance.
Há tempos procurava informações sobre cursos gratuitos de fotografia, mas para a minha surpresa, encontrei algo muito além da minha expectativa: A montagem de uma câmera pinhole, não só vou fazê-la mas também colocar em prática esta técnica de se fotografar. Parabéns.
Adorei a matéria… muito interessante… eu não fazia a menor idéia que isso existia!!!rsrsr.
Parabéns para quem deixou esse texto aqui pra gente tentar fazer a camera de Pinhole e tentar aprender mais sobre essa arte que é fotografar……………..
Abraço…….
Qualquer coisa entrem em contato: [email protected]