Monte sua câmera fotográfica

CONSTRUÇÃO DO VISOR


1 – Conforme a ilustração, começamos com o papel cartão que deve ser cortado segundo as medidas, dobrado e colado em forma de uma caixa. Neste formato devemos fazer duas caixas, sendo uma ligeiramente menor que a outra (elas trabalharão por encaixe, como uma gaveta). Esta por sua vez seguirá o mesmo esquema de construção da outra, tendo apenas como diferença a tampa de fundo que deve ser feita com o papel vegetal e ser um pouco mais
comprida. Procure manter uma diferença mais ou menos precisa entre as duas caixas, possibilitando um encaixe sem folgas.

2 – Depois de prontas as caixas, pegamos a primeira, que é a externa e nela faremos o furinho (semelhante ao esquema da pinhole) no centro da tampa. Faça um pequeno furo centralizado na tampa de fundo da primeira caixa.
3 – A seguir, encaixamos a menor (com tampa de fundo em papel vegetal) dentro da maior, como uma gaveta.

4 – Verificamos o movimento de vai e vem do sistema de encaixe (que tem a função do zoom, afastando e aproximando a imagem).
Não devemos deixar folgas entre as caixas para assim evitarmos a entrada de luz.
5 – Neste ponto já podemos testá-lo. Basta procuramos um lugar com uma cena bem iluminada pelo sol. Pelo visor deveremos enxergar a imagem invertida projetada sob o papel vegetal. A imagem às vezes demora um pouco até que possamos vê-la com clareza. O nosso olho precisa de um tempo para se acostumar na escuridão. Aos poucos a imagem vai chegando e já podemos vê-la.
Movimentando a parte externa do visor iremos perceber a aproximação ou o distanciamento da cena como numa câmera com objetiva zoom.


Uma outra opção, ainda mais fácil, é a construção da câmara na forma tubular.

* Como opção, para melhor entendermos o funcionamento deste aparelho e também como é a formação da imagem latente numa câmera fotográfica, podemos subistituir o pequeno furo por uma lente bi-convexa. Isto nos dará uma imagem bem mais clara sem precisarmos de muito esforço para vê-la. Contudo, o nosso visor deixará de ser um zoom, se transformando num visor de foco.
Material necessário para a construção da câmara:
– Papel cartão preto (tipo Color Set)
– Papel vegetal ou poliester
– Cola
– Tesoura
– *Lente bi-convexa (opcional)

8 comentários

  1. joelma

    Há muito tempo queria fazer esse curso.Mas não tinha oportunidade,agora vou agarrar essa oportunidade.obrigada pela chance.

  2. Magda

    Há tempos procurava informações sobre cursos gratuitos de fotografia, mas para a minha surpresa, encontrei algo muito além da minha expectativa: A montagem de uma câmera pinhole, não só vou fazê-la mas também colocar em prática esta técnica de se fotografar. Parabéns.

  3. Luanny Kethry

    Adorei a matéria… muito interessante… eu não fazia a menor idéia que isso existia!!!rsrsr.
    Parabéns para quem deixou esse texto aqui pra gente tentar fazer a camera de Pinhole e tentar aprender mais sobre essa arte que é fotografar……………..
    Abraço…….
    Qualquer coisa entrem em contato: luannynike@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *