Mini Curso de Flash 5

4) Animações

a) configurando o filme

A primeira que coisa que devemos fazer ao iniciar um novo projeto é definir as propriedades do nosso filme, para isso vá ao menu “modificar” e escolha a opção “filme” (control + m). Em “taxa de quadros” definimos a reprodução do nosso filme, o padrão são 12 quadros por segundo. Em “dimensões” definimos a largura e altura do filme. Em “corresponder” : impressora – ajusta o tamanho do filme para o tamanho de papel padrão da sua impressora, conteúdo – ajusta o tamanho do filme de acordo com o conteúdo da área de trabalho. Em “cor de fundo” selecionamos a cor de fundo para o filme. Em “unidades de régua” definimos a unidade de medida que será usada no filme.

b) animação quadro a quadro e interpolação

Agora que já sabemos o que são símbolos, chegou a hora da nossa primeira animação. O princípio de animação no Flash é o mesmo dos filmes convencionais, onde há uma sucessão de quadros. Cada quadro apresenta uma leve diferença em relação ao anterior e quando exibidos de maneira sucessiva nos causa a sensação de movimento. No flash utilizamos a linha do tempo para organizar os quadros de uma animação.

Quando criamos uma animação, Flash define “quadros chaves”, que são os quadros onde ocorrem as alterações de animação. Temos dois métodos de criar animações no Flash, “quadro a quadro” e “tweening (interpolação)”. No método quadro a quadro você define manualmente cada quadro da animação. No método interpolação você define o primeiro e o último quadro e o Flash calcula os quadros intermediários.

c) rótulos e comentários

Para facilitar a identificação de quadros-chaves na linha do tempo utilizamos rótulos ou comentários. Imagine um botão ao ser clicado direcione o filme para o quadro 30, posteriormente você adiciona ou remove alguns quadros, fazendo com que o conteúdo do quadro 30 passe para outro quadro.

Quando acionarmos o botão ele ainda direcionará o filme para o quadro 30, o que não é mais o que queremos. Esse problema se resolve com o uso de rótulos. Para rotular quadro-chave, selecione-o e abra o painel “frame” e digite o nome do rótulo na seção “rótulo”. Aparece sobre o quadro-chave uma bandeira vermelha seguida do nome do rótulo, se você adiciona ou remove quadro-chave o rótulo move-se junto com o quadro ao qual ele foi originalmente aplicado. Podemos agora usar o rótulo como referência.

Podemos também adicionar comentários aos quadros, o processo é o mesmo do rótulo, porém adicionando duas barras (//) antes do comentário. O comentário é identificado por duas barras verdes.

6 comentários

  1. Pessoal, amei o site tem bastante conteúdo interessado frequento aqui sempre agora, fique na paz galera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *