Mini Curso de Flash 5

2) Desenhando com o Flash

a) Formas básicas

Começaremos por elementos simples : oval, retângulo e linha.
Para criar uma oval por exemplo, clique na ferramenta “oval” da caixa de ferramentas, vá até a área de trabalho , clique e arraste segurando o botão esquerdo do mouse.

Proceda de mesma forma para criar um retângulo ou uma linha.
Você pode também escolher previamente as cores da figura a ser desenhada. Por exemplo, selecione a ferramenta “oval” na caixa de ferramentas, em seguida selecione uma cor na seção “cores”, uma para contorno e outra para preenchimento.

Algumas ferramentas apresentam opções adicionais, quando você seleciona a ferramenta “retângulo”, note que na seção “opções” aparece um controle que permite você ajustar o arredondamento dos cantos do retângulo.

Quanto maior o valor , maior será o canto arredondado.
Após ter criados os objetos, você poderá alterar o atributo dos mesmos.
Para alterar o preenchimento, clique na ferramenta “lata de tinta”, escolha a cor de preenchimento e clique no interior do objeto.
Você pode também preencher objetos que não estejam completamente fechados, para isso selecione a ferramenta “lata de tinta”, vá até a seção “opções” e selecione a opção “tamanho da lacuna”, escolha o tamanho de lacuna (nenhum, pequena, média, grande), vá até o objeto e faça o preenchimento.

Para alterar atributos de contorno, selecione a ferramenta “tinteiro” da caixa de ferramentas, vá até a seção “cores” e selecione a cor do contorno, volte no objeto e clique no seu contorno.
Para mudar outros atributos do contorno, vá na barra de menu, clique em janelas, painéis, traços. Você poderá alterar o estilo e tamanho do contorno. Volte no objeto e clique no seu contorno para aplicar.

b) gradiente

Com a ferramenta “balde de tinta”, você pode criar preenchimentos com uma ou mais cores, é o que chamamos de gradiente. Para aplicar um gradiente a um objeto, você seleciona a ferramenta “balde de tinta” e na seção “cores” escolhe as opções de cor que estão na parte inferior da paleta, em seguida
clique sobre o objeto.

c) ferramenta lápis

Para criar traçados utilize a ferramenta “lápis”. Na seção “opções” note que há três tipos de traçado: acertar, suavizar, tinta. A opção acertar permite que você faça traçados retos, já na opção suavizar o Flash suaviza seus traçados permitindo fazer curvas suaves. Com a opção tinta, o Flash mantém seus traçados de acordo com o que você fez.

d) ferramenta pincel

A ferramenta “pincel” permite criar formas exatamente como um pincel real. Na seção “opções” selecionando o controle “tamanho do pincel” podemos selecionar o tamanho do pincel. Podemos também alterar o estilo do pincel no controle “formato do pincel”.

A ferramenta “pincel” possui vários modos de pintura, na seção “opções” através do botão “tipo de pincel” você pode escolher: pintar normal – preenche todas as áreas onde for aplicado, pintar preenchimentos – atua somente sobre os preenchimentos ignorando os contornos, pintar atrás – pinta por trás dos objetos, pintar seleção – pinta somente a área selecionada previamente, pintar dentro – pinta somente a área onde você começou a pintar.

e) caneta bézier

Para desenhar com maior precisão o Flash 5 incluiu a ferramenta “caneta bézier”, com ela você pode controlar ângulos e curvaturas dos objetos que desenhar. Para traçar linhas retas, simplesmente seleciona a ferramenta“caneta”, clique no ponto inicial e vá clicando em outros pontos sem manter o botão do mouse pressionado, para finalizar a criação do objeto selecione a ferramenta “seta”.

Já para criar segmentos curvos, clique a arraste com o botão esquerdo do mouse pressionado. Você pode intercalar segmentos curvos e segmentos retos.

f) ferramenta borracha

A ferramenta “borracha” apresenta vários modos, na seção “opções” através do botão “formato de borracha” escolha uma das opções: apagar normal – apaga tudo onde for aplicada, apagar preenchimentos – apaga apenas os preenchimentos ignorando os contornos, apagar linhas – apaga somente os contornos ignorando os preenchimentos, apagar preenchimentos selecionados – apaga áreas previamente selecionadas, apagar dentro – apaga apenas dentro do objeto onde começou a apagar. Agora vamos falar sobre o interessante recurso da ferramenta “borracha”, a opção “torneira”, ela apaga áreas inteiras com a mesma cor. Possui também o modificador “formato da borracha”, onde você pode escolher vários estilos e tamanhos da borracha.

g) ferramenta seleção

Você pode selecionar objetos usando as ferramentas “seta” ou “laço”

h) conta gotas

Sua função é selecionar uma cor ,estilo ou mesmo uma textura de bitmap para que você possa aplicar em outros objetos.

i) ferramenta texto

A ferramenta “texto” do Flash é similar a de outros programas gráficos.
Com o Flash você pode criar blocos de texto com largura fixa ou variável, além de campo de texto editáveis. Para criar blocos de texto com largura variável, selecione a ferramenta “texto” e clique sobre a área de trabalho e comece a escrever, note que o texto expande à medida que você digita. Para uma nova linha tecle enter.

Para criar blocos de texto de largura fixa, clique na ferramenta “texto”, clique na área de trabalho e arraste para a direita até atingir o tamanho necessário. O texto irá respeitar o tamanho definido.

j) escala e rotação

Vamos ver agora como aplicar algumas alterações nos objetos. Para poder utilizar o modificador “girar” verifique se a ferramenta “seta” está selecionada, clique sobre o elemento e vá até a seção “opções” e clique no modificador “girar”, note que apareceram oito alças em torno do objeto. As alças dos cantos servem para rotacionar o objeto e as alças internas servem para inclinar o objeto.
Você pode também alterar o tamanho do objeto através do modificador “dimensionar”.

6 comentários

  1. Pessoal, amei o site tem bastante conteúdo interessado frequento aqui sempre agora, fique na paz galera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *