Manual Do Devedor

Protestos e cheques

Após a retirada do nome do devedor do SPC, SERASA pela prescrição da dívida. A mesma ainda pode ser cobrada a qualquer tempo por meio da monitória? Perfeitamente. O credor, em posse do título, poderá se utilizar tanto executar o título quanto da ação monitória.

Entrei em dificuldades financeiras e não tenho como saldar minhas dívidas e recebi pedido de penhora de uma delas (+ ou -R$ 500,00). Moro de aluguel com meu namorado e tudo que está na casa é dele e tenho um carro financiado no meu nome (faltam ainda 2 anos para pagar), como procedo agora?Além disso o advogado da outra parte conta p/ conhecidos meus a minha situação o que devo fazer?
Você deverá tentar negociar sua dívida, pois, caso contrário, poderá penhorar esses bens que se encontram onde você mora. Quanto ao advogado, isso o que ele está fazendo é totalmente antiético e descabido, cabendo até mesmo representação contra o mesmo na OAB.

Neste caso, existiria a possibilidade da configuração do bem de família (8.099/90) e ou de embargos de terceiro numa eventual penhora, não acha?Agradeço os seus comentários enviados, embora no meu raciocínio do Direito passo a informar o seguinte:

1 – Existe a possibilidade de se constituir bem de família o imóvel.
2 – Quanto aos móveis, isso ficará a critério do juiz no caso de pedido
de penhora.
3 – Caso haja execução, caberá embargos à execução.
4 – Caso seja pedida a penhora, caberá embargos à penhora.

8 comentários

  1. maria

    tenho um debito de 3 anos no banco e alguns cheques que voltou e resgatei mas ainda nao paguei a taxa meu nome ta restrito o que ´posso fazer para sair da restriçao

  2. Luiz Carlos

    Há muito, procurava um site neste gabarito, no que diz respeito aos cursos e às informações de cunho totalmente humanas e voltadas à uma parcela, de brasileiros, desrespeitada e excluída, em todos os sentidos.
    Parabéns…sempre estarei por aqui. luiz

  3. muito bom as dicas para quem deve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *