Manual de etiqueta

RECEBENDO OS AMIGOS EM CASA

Suponhamos que você vai receber visitas em sua casa. Mesmo que você não seja dada a formalidades, chegará um dia em que circunstâncias alheias à sua vontade irão obrigá-la a programar um jantar de cerimônia. É melhor, então, saber agora o que fazer e como fazê-lo, para que a eventualidade não a encontre completamente desprevenida.

Para que tudo corra bem, desde a véspera comece a tomar algumas providências. Escolha o menu. Faça, então, uma lista dos ingredientes que serão utilizados, a fim de que, à última hora, nada lhe falte. O mesmo critério deverá ser observado quanto aos vinhos e outras bebidas que serão servidas durante a refeição. Sobremesas geladas podem ser preparadas de véspera, diminuindo o seu trabalho no dia da reunião.

A arrumação da mesa vem a seguir. Para cada ocasião a arrumação da mesa é diferente. Para um almoço, por exemplo, um serviço americano ficará muito bem. Louças rústicas e talheres modernos farão uma mesa linda. Para um jantar formal, a escolha deve ser mais cuidadosa, tanto no que diz respeito à toalha da mesa quanto aos cristais, talheres e porcelanas. Um jantar americano permitirá maiores liberdades.

O que colocar então como centro de mesa? Suas cores devem harmonizar-se com a toalha, com a porcelana e com o próprio ambiente da sala. Velas e flores são ideais para um centro de jantar. Flores e frutas alegram as mesas de almoço, enquanto que um arranjo mais leve cabe muito bem numa mesa de chá.

51 comentários

  1. Simone

    gostei muito me ajudou demais!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *