Manual da Escova Progressiva

Precauções para fazer a escova progressiva

O formol é tóxico, causa vários tipos de irritações, mas tomando as devidas precauções e não abusando nas concentrações, pode ser usado. Lembre-se que se desejar aumentar a concentração (acima dos 2% permitidos pela ANVISA), terá que fazer no espaço inviolável de sua casa e não no salão.

Também não é um produto ilegal, é vendido em farmácias comuns e de manipulação, porém, em alguns estados, principalmente no sul do País, é necessária uma justificação de uso.
Providencie todo o material de proteção a seguir, caso falte algum, não faça a escova progressiva por impulso, espere estar com tudo certo:
– Um local ventilado é essencial, de preferência, próximo a uma torneira, caso acidentalmente entre em contato com olhos ou pele. Se for um local fechado, abra as janelas, coloque ventiladores e deixe um recipiente grande (como uma bacia) cheio d’água próximo.
– Proteja suas mãos com luvas cirúrgicas de látex, de silicone ou de vinil siliconizado (essas últimas são as mais recomendadas por não “prenderem” nos cabelos). É possível comprá-las em farmácias ou supermercados, o preço médio é de R$0,50 o par.
– O rosto deve estar com uma máscara de proteção, é recomendada a máscara Descarpak 3 camadas (utilizada por médicos), não dificulta a respiração mas barra gases tóxicos.
– Proteja os olhos com um óculos anti embassante que seja vedado para vapor de gases, custa em torno de R$20. Na falta dele, pode substituir-se por um óculos de natação, porém o elástico dele vai acabar dificultando o manuseio dos cabelos.
– Ao lavar os cabelos pela primeira vez após a escova progressiva, evite contato da água com os olhos e se possível com a pele.
– Mesmo com as medidas de proteção, é aconselhável tomar uma capsula de carvão ativado 500mg (a venda em farmácias de manipulação) após o processo, apenas por precaução. Essa cápsula é um medicamento desintoxicante e antioxidante. Um outro antídoto recomendado na falta do carvão ativado é uma mistura caseira de 1 pacote de gelatina sem sabor diluida em água e o suco de 1 limão. Serve para amenizar o efeito de gases inalados como gás de cozinha, cloro, amoníaco, inseticidas e também formol.
– Evite o contato com o couro cabeludo, passe a mistura apenas nos fios. Se ele ficar irritado após as primeiras 24hrs, passe soro fisiológico com um algodão apenas no couro, não nos cabelos. Não surtirá efeito nenhum dentro das formulações, mas hidratará.

33 comentários

  1. carla

    Já testei vários tipos de produtos e até que enfim encontrei um produto que deu um resultado maravilhoso no meu cabelo, ele ficou liso natural e com muito brilho é o produto da marca Novelty Cosmética. Aprovei e recomendo.

  2. Priscilla

    qual a quantidade necessária de formol, que eu posso misturar na progressiva da perfect liss, para que o cabelo fique realmente liso

  3. ANA CARLA SOARES

    GOSTARIA DE SABER SE POSSO USAR A PROGRESSIVA COM GUANIDINA OU AMÔNIA E LOGO APÓS COLOCAR O MEGA HAIR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *