Você sabia que o olhar pode ser muito revelador?
O olhar é um dos mais reveladores e precisos sinais de comunicação humanos porque não tem como ser controlado conscientemente. Mas para conseguir uma leitura mais precisa é preciso ver o todo.
A linguagem não verbal costuma ser mais precisa, mas é preciso ficar atento para alguns detalhes. Os autores do livro “Desvendando os segredos da Linguagem Corporal”, Allan e Barbara Pease, dão algumas dicas sobre como interpretar melhor os sinais do olhar.
Você sabia que não conseguimos controlar a pupila?
Pupila dilatada
- A pupila é um bom indicativo para quem deseja interpretar a linguagem dos olhos, isso porque não há como a controlar conscientemente.
- A pupila se dilata quando há interesse ou excitação.
Pupila contraída
- Em casos de estado de espírito zangado ou negativo, a pupila se contrai e dá à pessoa uma expressão facial chamada “olhar fulminante” ou “fuzilar com os olhos”.
Publicidade
- Uma pesquisa mostrou que as pessoas classificam modelos fotográficos como mais atraentes quando a foto é alterada de forma a aumentar a pupila.
- A publicidade usa esse recurso de aumentar a área da pupila principalmente para aumentar as vendas de produtos.
Bebês
- A pupila dos bebês se dilata constantemente com a presença de adultos para ficaram com o aspecto mais atraente possível e poderem receber o máximo de atenção.
Você sabia?
Olhos claros parecem mais atraentes porque é mais fácil observar as pupilas dilatadas.
Veja o que significa o gesto de erguer ou abaixar a sobrancelha
Erguer a sobrancelha:
Erguer a sobrancelha é um gesto universal. Os macacos também utilizam essa expressão como forma de saudação, ou seja, é um gesto inato. A sobrancelha se ergue durante uma fração de segundo, chamando atenção para o rosto. Sinaliza inconscientemente que você reconhece a presença do outro, como se fosse dito: “eu o reconheço e não represento ameaça”.
Abaixar a sobrancelha:
Abaixar as sobrancelhas é sinal de dominação ou agressividade. Erguê-las é sinal de submissão. Esses mesmos gestos já foram observados em algumas espécies de chimpanzés e macacos com os mesmos propósitos.
Veja a importância de saber por quanto tempo sustentar o olhar em uma conversa!
Contato visual
- O tempo que as pessoas ficam olhando ou sustentando o olhar pode fazer diferença em como nos sentimos em relação à ela.
- Esse tempo varia muito dependendo da cultura.
- Geralmente ao falar as pessoas ao falar mantêm contato visual durante 40 a 60% do tempo total e ao ouvir, 80% em média.
- Pessoas que mantêm uma média de 70% tendem a conseguir aprovação social com mais facilidade.
- Entre as exceções estão os japoneses e algumas culturas asiáticas onde o longo contato nos olhos é visto como uma atitude agressiva ou de desrespeito.
- Eles tendem a desviar os olhos ou olhar para a garganta do interlocutor.
- Uma pesquisa descobriu que para estabelecer um bom entendimento com alguém é preciso que seus olhares permaneçam em contato de 60 a 70% do tempo.
- Por isso é difícil confiar em alguém que não sustenta o olhar durante um terço do tempo.
- Durante negociações é importante que não se use óculos com lentes escuras para a pessoa saber se está olhando para ela ou evitando seu olhar.
- No caso de ser uma pessoa subordinada, não desviar o olhar ou sustentá-lo alguns segundos a mais é uma maneira de contestar ou discordar quando uma pessoa expõe seu ponto de vista.
Linguagem do Olhar – Algumas expressões
Apertar os olhos
- Quando a pessoa avalia uma situação ou uma declaração, os olhos são estreitados pra baixo.
- Esse gesto pode ser observado quando uma pessoa não aceita algo como verdade.
- Também pode indicar incerteza.
Olhar de lado
- Pode significar interesse, incerteza ou hostilidade.
- Se vier acompanhado com sobrancelhas arqueadas para baixo, franzidas ou com os cantos da boca caídos, pode ser uma atitude suspeita, hostil ou crítica.
Piscar
- As pessoas tendem a piscar mais que o normal (a frequência normal é de seis a oito movimentos por minuto) quando estão num momento de pressão, como a mentira, por exemplo.
- A frequência de piscar mais os olhos é uma tentativa de eliminar o interlocutor da vista, que pode ser por motivo de tédio, desinteresse ou por se sentir superior.
- Nesse último caso esse gesto ainda pode vir acompanhado de uma inclinação da cabeça para trás (conhecido como “olhar por cima do nariz”).
Muito interessante esse curso gostei mesmo!
Muito interessante!! Explica de forma clara e rápida, e que podemos colocar em prática a qualquer hora!! 🙂
ÓTIMO O Curso.
Obrigado..
Muito Bom!
Parabéns!!!
Excelente, adorei!!!