Curso de Liderança

“Você é um bom líder?” Tal pergunta, frequentemente perguntada em concursos e entrevistas de emprego, amedronta candidatos e pode botar em xeque sua colocação em algum emprego ou negócio.

Mas afinal, o que é realmente ser líder? Ao contrário do que muitos pensam, ter capacidade de liderança não é apenas mandar em sua equipe ou ordenar cegamente seus subordinados. É necessário possuir estratégias para incentivar o bom trabalho, capacitar sua equipe, saber como controlar situações difíceis e como lidar com as pessoas.

Trabalhar em grupo não é algo fácil, e liderar está muito ligado com o perfil das pessoas. Porém, se você acha que não tem espírito de liderança, saiba que pode muito bem desenvolver um com exercícios e treinos fáceis. Veremos agora o que é exatamente o conceito de liderança, como isso se aplica no mercado de trabalho e a melhor forma de aprender a ser um líder.

CONCEITO DE LIDERANÇA

Como já dito, ao contrário do que muitos pensam, ser líder não se resume apenas em ordenar uma equipe, mas sim motivá-la, organizá-la e influenciá-la para que seus membros realizarem o trabalho com competência, ânimo e mais tranquilamente. Ter habilidades de liderança é algo muito exigido atualmente no mercado de trabalho, sobretudo em níveis hierárquicos mais altos em uma empresa, já que em todo setor deve haver uma pessoa apenas para liderar o corpo de funcionários.

O conceito de liderança sempre foi algo muito estudado e debatido; as formas de se liderar, aspectos de um indivíduo que o fazem mais apto a liderar, entre muitos outros pormenores. A partir destes estudos, foram definidos quatro tipos de liderança, que se referem ao modo de pensar e agir do líder de uma equipe: a autocrática, a democrática, a liberal e a paternalista.

O líder autocrático é aquele que costuma desconsiderar a opinião dos liderados antes de tomar uma decisão. Autoritário, frio e dominador, costuma dar instruções e dar ordens sem pensar muito nas opiniões alheias e pouco considera comentários negativos sobre o assunto. Apesar de ser um tipo temido de líder, decerto o autocrático consegue bons resultados neste método de liderar.

Já o líder burocrático é o extremo contrário. Gosta de trabalhar em colaboração com todos os envolvidos, ouvindo, respeitando e analisando todas as opções, opiniões e críticas de forma aberta. É mais amigável com a equipe e gosta de se sentir membro direto dela, sem deixar subir á cabeça o cargo de liderança.

Liberal é um estilo ligeiramente raro de se encontrar. São aqueles casos em que os membros da equipe possuem grande senso de auto-liderança, não necessitando efetivamente de um líder para dar continuidade organizada do trabalho.

Por fim, a liderança paternalista é um modo negativo de se liderar, já que é aquele em que o responsável pela equipe possui demasiado afeto com os membros da mesma, construindo o que chamam de “relação pai e filhos”. Porém, este tipo de relação não costuma ser bem vinda em um ambiente profissional, desde que as emoções falam mais alto do que o senso de dever e trabalho.

Existem ainda outros tipos de liderança, mas que não são tão populares e estudados como os acima.

DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADE DE LIDERANÇA 

Como já dito, capacidade para liderança é algo muito exigido e requisitado em várias vagas de emprego. Porém, não são todas as pessoas que contam com essa habilidade de nascença. Felizmente, é possível desenvolver liderança com a ajuda de estudo, treino e exercícios fáceis.

Em nosso curso é possível encontrar diversos materiais de referência sobre o tema, inclusive indicações de livros de liderança, que abordam vários aspectos do assunto como a psicologia humana, motivação, como lidar em diversas situações e até mesmo alguns exercícios para fixação do aprendizado.

O curso oferece certificado de conclusão. Uma boa dica é estudar não somente o tema centrado, mas também suas diversas vertentes; a mais importante delas é a motivação dos funcionários, que demanda toda uma arte e métodos que mexem diretamente com o emocional dos liderados.

SEJA UM LÍDER DE SUCESSO

Se você já foi liderado, certamente entende a importância de ter um bom líder, competente, racional, e que saiba o que está fazendo. Sem ele, uma equipe certamente está fadada ao fracasso e o trabalho dificilmente irá prosseguir de modo positivo. Todo mundo, de um modo ou de outro, precisa de uma pessoa para dirigi-las, motivá-las e ouvi-las quando não sabem o que fazer.

Nosso objetivo com o Curso de Liderança é preparar você para conduzir uma equipe. Deste modo, certamente não desapontará seus liderados, os conduzirá pelo caminho certo e o trabalho final será satisfatório para ambos os lados.

23 comentários

  1. rosanea benites

    estou desesperada, me tornei diretora de uma escola a 6 meses e mesmo amando o q faço tenho sido uma péssima lider, insegura, braba explosiva…tem concerto p isso??

  2. Luís Fernando Onzi

    Acabei de ser dispensado por um ¨lider¨que delegava funções e informações incorretas e colocava a culpa nos colaboradores, uma pessoa que não tinha o maior respeito pelo seus funcionários e não dava 1% de motivação. Grande em vendas de seus produtos, mas muito fraco em motivação e isso acabava em muito confortor com funcionais e fornecedores. 19/09/2012

  3. gostaria de obter esse curso de liderança

  4. cleber

    começei a me enteressar por essa funçao dentro de uma empresa em que eu trabalho porque eu acho, que tenho um pouco de capacidede para tentar execer essa funçao por isso eu me enterecei a correr atraz dos meus OBJETIVOS.

  5. Patrícia

    Gostaria de obter informações sobre o “Curso de Liderança”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *