Curso de Liderança

“Você é um bom líder?” Tal pergunta, frequentemente perguntada em concursos e entrevistas de emprego, amedronta candidatos e pode botar em xeque sua colocação em algum emprego ou negócio.

Mas afinal, o que é realmente ser líder? Ao contrário do que muitos pensam, ter capacidade de liderança não é apenas mandar em sua equipe ou ordenar cegamente seus subordinados. É necessário possuir estratégias para incentivar o bom trabalho, capacitar sua equipe, saber como controlar situações difíceis e como lidar com as pessoas.

Trabalhar em grupo não é algo fácil, e liderar está muito ligado com o perfil das pessoas. Porém, se você acha que não tem espírito de liderança, saiba que pode muito bem desenvolver um com exercícios e treinos fáceis. Veremos agora o que é exatamente o conceito de liderança, como isso se aplica no mercado de trabalho e a melhor forma de aprender a ser um líder.

CONCEITO DE LIDERANÇA

Como já dito, ao contrário do que muitos pensam, ser líder não se resume apenas em ordenar uma equipe, mas sim motivá-la, organizá-la e influenciá-la para que seus membros realizarem o trabalho com competência, ânimo e mais tranquilamente. Ter habilidades de liderança é algo muito exigido atualmente no mercado de trabalho, sobretudo em níveis hierárquicos mais altos em uma empresa, já que em todo setor deve haver uma pessoa apenas para liderar o corpo de funcionários.

O conceito de liderança sempre foi algo muito estudado e debatido; as formas de se liderar, aspectos de um indivíduo que o fazem mais apto a liderar, entre muitos outros pormenores. A partir destes estudos, foram definidos quatro tipos de liderança, que se referem ao modo de pensar e agir do líder de uma equipe: a autocrática, a democrática, a liberal e a paternalista.

O líder autocrático é aquele que costuma desconsiderar a opinião dos liderados antes de tomar uma decisão. Autoritário, frio e dominador, costuma dar instruções e dar ordens sem pensar muito nas opiniões alheias e pouco considera comentários negativos sobre o assunto. Apesar de ser um tipo temido de líder, decerto o autocrático consegue bons resultados neste método de liderar.

Já o líder burocrático é o extremo contrário. Gosta de trabalhar em colaboração com todos os envolvidos, ouvindo, respeitando e analisando todas as opções, opiniões e críticas de forma aberta. É mais amigável com a equipe e gosta de se sentir membro direto dela, sem deixar subir á cabeça o cargo de liderança.

Liberal é um estilo ligeiramente raro de se encontrar. São aqueles casos em que os membros da equipe possuem grande senso de auto-liderança, não necessitando efetivamente de um líder para dar continuidade organizada do trabalho.

Por fim, a liderança paternalista é um modo negativo de se liderar, já que é aquele em que o responsável pela equipe possui demasiado afeto com os membros da mesma, construindo o que chamam de “relação pai e filhos”. Porém, este tipo de relação não costuma ser bem vinda em um ambiente profissional, desde que as emoções falam mais alto do que o senso de dever e trabalho.

Existem ainda outros tipos de liderança, mas que não são tão populares e estudados como os acima.

DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADE DE LIDERANÇA 

Como já dito, capacidade para liderança é algo muito exigido e requisitado em várias vagas de emprego. Porém, não são todas as pessoas que contam com essa habilidade de nascença. Felizmente, é possível desenvolver liderança com a ajuda de estudo, treino e exercícios fáceis.

Em nosso curso é possível encontrar diversos materiais de referência sobre o tema, inclusive indicações de livros de liderança, que abordam vários aspectos do assunto como a psicologia humana, motivação, como lidar em diversas situações e até mesmo alguns exercícios para fixação do aprendizado.

O curso oferece certificado de conclusão. Uma boa dica é estudar não somente o tema centrado, mas também suas diversas vertentes; a mais importante delas é a motivação dos funcionários, que demanda toda uma arte e métodos que mexem diretamente com o emocional dos liderados.

SEJA UM LÍDER DE SUCESSO

Se você já foi liderado, certamente entende a importância de ter um bom líder, competente, racional, e que saiba o que está fazendo. Sem ele, uma equipe certamente está fadada ao fracasso e o trabalho dificilmente irá prosseguir de modo positivo. Todo mundo, de um modo ou de outro, precisa de uma pessoa para dirigi-las, motivá-las e ouvi-las quando não sabem o que fazer.

Nosso objetivo com o Curso de Liderança é preparar você para conduzir uma equipe. Deste modo, certamente não desapontará seus liderados, os conduzirá pelo caminho certo e o trabalho final será satisfatório para ambos os lados.

23 comentários

  1. Irma goulart

    Gostei muito, parabéns.

  2. UBIRATAN LOURENÇO FERREIRA

    Por diversas vezes ocupei a posição de liderança de equipe na minha carreira profissional e hoje mesmo aposentado ainda mi interesso pelo assunto pois acho de extrema importancia até para o dia a dia em nossas casas

  3. carlito ferreira da guarda

    Muito obrigado pelo trabalho de vcs muito bom adorei já fui lider por 07 anos e gosto pa posição só quero melhorar o conhecimento e gostaria de saber como faço pra fazer o curço?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *