8. OPÇÕES
Opções são contratos negociados em Bolsa de Valores, que concedem a seu titular o direito de negociar algo em certa data por determinado preço. Vale salientar que o titular de uma opção tem o direito de fazer algo; esse direito, porém, não precisa ser exercido. A Opção de Compra garante ao seu titular o direito de comprar um ativo (ação-base) em determinada data por certo preço. A Opção de Venda garante ao seu titular o direito de vender um ativo em determinada data por certo preço. Ação-Base é o ativo da qual a opção é derivada.
8.1 Vencimento e Exercício de Opções
As opções, ao contrário das ações, têm um prazo para negociação.O prazo final para negociação é conhecido como data de vencimento ou data de exercício. Essa data corresponde ao prazo final para exercício da opção. Após esta data, as opções não exercidas perdem o seu valor.
O exercício da opção é o momento em que o investidor opta por negociar a ação da qual possui uma opção, pelo preço especificado. Os exercícios acontecem mensalmente, na terceira segunda-feira do mês..
8.2 Preço de Exercício e Prêmio
O preço especificado no contrato, que corresponde ao valor a ser pago pelo ativo caso a opção seja exercida é conhecido como preço de exercício. Uma opção de compra de TELEMAR PN a 34, tem preço de exercício de R$ 34,00. O valor pelo qual a opção é negociada (a cotação da opção) é chamado de prêmio.
8.3 Operando com Opções de Compra
Há duas pontas em cada contrato de opção. Numa delas o investidor assume a posição comprada, ou seja, compra a opção; na outra está o investidor que assume a posição vendida (isto é, vende ou lança a opção).
O investidor que compra a opção garante o direito de comprar o ativo até determinada data por certo preço, enquanto o lançador (vendedor) de uma opção recebe o dinheiro do prêmio, mas se compromete a vender a quantidade específica de um ativo até determinada data pelo preço estabelecido. Na prática, o comprador toma o risco, já que se o valor da opção não superar o preço do ativo-base na data do vencimento da opção, a opção perde o seu valor. O lançador, por sua vez, toma uma posição defensiva, ou seja, garante a venda no ativo a determinado preço, e lucro o valor do prêmio da opção caso o preço da ação-base apresente queda.
Qual o risco dos investimentos em opções?
O risco das operações com opções é bastante alto. Além de ser um mercado bastante volátil, sujeito a grandes oscilações de preço, as opções pedem perder o seu valor, após a data de vencimento.
Posso operar com opções de venda?
Não, devido a pouca liquidez destas opções no mercado brasileiro.
Como funciona o exercício de opções?
Toda terceira segunda-feira, acontece o vencimento das opções. Neste dia somente são permitidos encerramento de posições compradas ou vendidas e o exercício de opções. Nesta data o investidor decide se exercerá ou não as opções.
As opções vencem?
Sim. As opções expiram (perdem o seu valor) após a data de vencimento, caso não sejam exercidas.
O que é lançar uma opção?
Lançar uma opção significa assumir uma posição de proteção. A operação permite garantir o preço de venda de uma ação (preço de exercício). Para efetuar o lançamento basta vender uma opção sem que a tenha comprado antes.
8.4 Opções – riscos e recomendações
8.4.1 Risco do Titular (Comprador) da Opção de Compra
O risco do titular de uma opção está limitado ao valor pago pelas opções (o prêmio). No entanto, é necessário que o investidor esteja consciente de que ele poderá perder até a totalidade de seu investimento, se o comportamento do preço à vista, após a aquisição das opções e até o seu vencimento, não for favorável à sua posição (as opções são válidas apenas por deter-minado período, ao final do qual expiram).
No caso das opções de compra, se o titular permanecer de posse da opção até o vencimento e, nessa data, o preço a vista da ação estiver abaixo do preço de exercício, ele não a exercerá (não seria vantajoso comprar as ações por um preço maior do que o do mercado), nem tampouco conseguirá transferi-la para outro investidor. No jargão do mercado, a opção terá “virado pó” e o investidor terá perdido integralmente a quantia que gastou para adquiri-la.
8.4.2 Opções de Compra que “Viram Pó”
Se no vencimento das opções de compra o preço à vista do papel for inferior ao seu preço de exercício, não será vantajoso para o investidor que a possui (o titular) exercê-la. Como as opções expiram (perdem sua validade) na data de vencimento, elas também não terão qualquer valor de negociação, pois não existirão investidores interessados em comprá-las.
No jargão de mercado, terão “virado pó”. Para o titular das opções de compra nessa condição, isso significa que ele perdeu integralmente o investimento que fez para adquiri-las (o prêmio pago).
8.4.3 Risco na Venda a Descoberto (Lançamento de Opções de Compra)
O lançamento de opções de compra a descoberto, ou seja, o recebimento de uma quantia em dinheiro (o prêmio) para assumir o compromisso de vender ações, que o investidor não possui, é uma estratégia que envolve um elevado grau de risco.
O titular dessa opção (o investidor que pagou o prêmio para o lançador assumir o compromisso) somente vai exercê-la se isso for interessante para ele, ou seja, se o preço a vista do papel for superior ao preço de exercício da opção. Para o lançador, isso significa que ele será obrigado a adquirir as ações no mercado à vista para entregá-las pelo preço de exercício.
A partir do momento em que a diferença entre o preço a vista e o de exercício for maior que o prêmio recebido, o lançador estará incorrendo em prejuízo, que aumentará de acordo com a valorização da cotação a vista.
Outro aspecto a ser considerado nessa estratégia é que, durante toda a vigência de sua posição, o lançador descoberto estará obrigado a depositar garantias para cobrir os prejuízos potenciais da operação, cujo valor é calculado diariamente.
Também não estão autorizadas operações com opções de venda em decorrência da liquidez restrita destes ativos na BOVESPA.
A venda de ações a descoberto, ou seja, sem posição em custódia, também não será permitida através do sistema HomeBroker.
8.5 IDENTIFICANDO CÓDIGOS DE NEGOCIAÇÃO DE OPÇÕES
Tabela do código alfabético para e mês de vencimento:
A |
Janeiro |
B |
Fevereiro |
C |
Março |
D |
Abril |
E |
Maio |
F |
Junho |
G |
Julho |
H |
Agosto |
I |
Setembro |
J |
Outubro |
K |
Novembro |
L |
Dezembro |
É realmente uma ótima oportunidade para quem quer começar a investir e não sabe como. Parabéns pela iniciativa.