Aprenda a Investir na Bolsa de Valores

9. BOLSAS INTERNACIONAIS

A performance das bolsas internacionais é medida através dos índices representativos de cada centro de liquidez. O segmento de Bolsas Internacionais traz os índices das principais bolsas mundiais

Um Índice de Bolsa é qualquer medida compreensiva da tendência do mercado, pretendida pelos investidores que estão preocupados com os movimentos gerais dos preços no mercado de ações. Geralmente estes índices são compostos por uma carteira teórica representada pelas ações mais representativas dos mercados locais, ponderadas por sua liquidez ou participação no volume negociado.

9.1 Dow Jones

É um dos índices mais antigos e mais utilizados pelo mercado. Ele é composto por 30 ações – as mais importantes e mais representativas de cada setor da economia. Estas ações representam cerca de um quinto de todas as ações negociadas nos EUA, e cerca de um quarto das negociadas na Bolsa de Valores de Nova York. Alguns exemplos de empresas que fazem parte do índice: Coca-Cola, Walt Disney, Alcoa, General Motors, Intel, McDonald’s, AT&T, IBM e Microsoft.

9.2 S&P 500

O S&P 500 Index é formado pelas principais empresas norte-americanas, de acordo com: valor de mercado, representatividade no setor em que atuam e liquidez das ações. O peso de cada companhia no índice está relacionado ao seu valor total de mercado. Atualmente, cerca de 75% das empresas que fazem parte do índice são do setor industrial, 8% do setor de serviços, 15% do setor financeiro e 2% do setor de transportes. É um índice muito importante, largamente utilizado no mercado norte-americano e internacional.

9.3 Nasdaq

O índice representa todos os ativos, norte-americanos e estrangeiros, listados na Nasdaq. O Nasdaq é ponderado pelo valor de mercado das empresas. Esse valor é calculado multiplicando-se o preço de fechamento pelo número total de ações da empresa. Desse modo, cada ativo afeta o índice apenas na proporção de seu valor de marcado. O Nasdaq é composto atualmente por cerca de mais de 4.000 companhias. Devido à sua abrangência, este índice é muito acompanhado pelo mercado financeiro.

26 comentários

  1. Gisa

    É realmente uma ótima oportunidade para quem quer começar a investir e não sabe como. Parabéns pela iniciativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *