Aula: Introdução ao Estudo da Arte

Mesolítico
É o período intermediário entre o paleolítico e o neolítico, acredita-se que não ocorreu em todas as regiões. As pinturas nas cavernas agora exibem figuras em que se pode distinguir o homem da mulher e há algumas com xamãs. Há a arte que não é naturalista, mas geométrica e abstrata.
Neolítico
Nesta época o ser humano aprendeu a plantar e domesticar animais, então não precisava mais ser nômade. A fixação em um local representou uma grande mudança no estilo de vida. Nesta fase as tarefas eram divididas: os homens caçavam, e as mulheres plantavam e faziam trabalhos artesanais em cerâmica e tecelagem. Nas pinturas neolíticas o ser humano aparece nas suas atividades cotidianas, em figuras com traços simples que dão ideia de movimento. Há a escrita pictográfica, ou seja, a representação de ideias com o uso de desenhos.

O homem descobre que algumas pedras derretem em contato com o fogo, criando a metalurgia e a possibilidade de aprimorar as ferramentas de caça e defesa. Os vasos de cerâmica desta fase têm diversas formas e alguns são pintados com motivos geométricos. Há também o aperfeiçoamento dos instrumentos e técnicas agrícolas. Datam deste período as estruturas megalíticas.

Um comentário

  1. francisco carlos de souza

    ótima idéia a divulgação deste curso.nossos jovens merecem aproximarem-se das artes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *