Aula: Introdução ao Estudo da Arte

A arte na pré-história

Paleolítico
Nos primeiros anos do período paleolítico (chamado de paleolítico inferior), o ser humano aprendeu a fazer ferramentas de pedra e madeira como o machado de mão. O fóssil exemplar desse período é a Lucy. Viviam sem o abrigo de cavernas ou tendas.
No paleolítico médio, o homem-de-neandertal fazia diversas ferramentas a partir de pedras lascadas, madeira e ossos. Nesta época eles se abrigavam em cavernas. A cultura do paleolítico médio é chamada de musteriense.

Data do período chamado de paleolítico superior a arte rupestre, ou seja, a pintura de imagens no interior das cavernas. Para a história da arte este é o início das manifestações artísticas. Os desenhos eram de animais (ursos, cavalos, veados) provavelmente feitos por caçadores que acreditavam que ao representar o animal ferido, a caça do dia seguinte seria favorável.
As tintas eram produzidas da mistura de terra com carvão, sangue e gordura de animais. Eles pintavam com os dedos ou pedaços de madeira. Em algumas obras acredita-se que usaram um osso oco para soprar a tinta. Há registros também de danças e rituais em grupo.
Os instrumentos eram feitos também de marfim e foram encontradas novas formas como o arco, a flecha e o anzol. É no paleolítico superior que são feitas as primeiras esculturas: mulheres que representam a fertilidade em sua forma (Vênus de Willendorf).

Um comentário

  1. francisco carlos de souza

    ótima idéia a divulgação deste curso.nossos jovens merecem aproximarem-se das artes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *