Aula: Introdução ao Estudo da Arte


Introdução à arte na pré-história
(arte primitiva)
No começo da fase chamada pré-história, os homens viviam em pequenos grupos nômades e usavam cavernas como abrigo. Eles caçavam, pescavam e colhiam frutos para se alimentar. O homem pré-histórico aprendeu a fazer fogo e ferramentas com pedras para auxiliar na caça e na defesa. Eles foram os primeiros artistas.

A arte pré-histórica é considerada arte primitiva. São conceituadas como arte primitiva as manifestações humanas ocorridas antes do surgimento das primeiras civilizações e da escrita. A arte desta época é produzida por diversos povos, em diferentes locais, mas tem características comuns como a funcionalidade. Acredita-se que a arte tinha utilidade material, cotidiana ou mágico-religiosa.
Também é considerada arte primitiva aquela produzida pelos índios e outros povos que habitavam a América antes da chegada de Cristóvão Colombo. Exemplos de arte pré-colombiana são os objetos produzidos pelos astecas, incas e maias.
A arte produzida na pré-história pode ser dividida em épocas, de acordo com as características dos materiais descobertos pelos arqueólogos: paleolítico ou idade da pedra lascada (inferior, médio e superior) mesolítico e neolítico ou idade da pedra polida.

Hoje em dia também é feita a arte primitiva. Exemplos são as máscaras criadas para rituais por alguns povos africanos, as obras de nativos da Oceania (Polinésia, por exemplo) e objetos produzidos pelos indígenas.

Um comentário

  1. francisco carlos de souza

    ótima idéia a divulgação deste curso.nossos jovens merecem aproximarem-se das artes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *