Curso História da Arte Renascentista

Na pintura há muitos artistas e o romantismo manifestou-se de diferentes formas em diferentes países. Théodore Géricault é considerado o primeiro pintor do romantismo e Eugéne Delacroix, o mais famoso (ambos franceses). Henry Fuseli é um exemplo na suíça, Francisco Goya na Espanha, Caspar Friedrich na Alemanha, e William Turner e John Constable na Inglaterra.

A literatura teve muita influência na época. Jean-Jacques Rousseau cultuava a natureza e nutria o pessimismo em relação à sociedade e à civilização. Segundo ele, a natureza humana é pura, mas corrompida pela cultura. Além de Rousseau, também se destacaram Chateaubriand, Goethe, Walter Scott e Victor Hugo.
Na música, os precursores do estilo romântico foram Beethoven, Weber (ópera) e Chopin (piano). O austríaco Schubert também é importante para o gênero, mas obteve reconhecimento apenas depois de sua morte. O italiano Puccini também tem óperas famosas.
O estilo romântico manifesta-se no Brasil na época da independência (1822). Características deste movimento artístico são mais facilmente percebidas na literatura e na música. Na pintura, confunde-se com neoclassicismo e outros movimentos. Podemos citar, na literatura, José de Alencar, Álvares de Azevedo e Gonçalves Dias, entre muitos outros.

Um comentário

  1. Adorei o conteudo, muito bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *