Curso História da Arte Medieval

Arte Gótica
O estilo gótico começou na França, no final do século XII e durou aproximadamente até o início do século XVI. A transição de um estilo para outro foi gradual; as datas estabelecidas baseiam-se na uniformidade geográfica das características góticas. Além disso, há adaptações do estilo dependendo da cultura local.
Nesta época o comércio estava em ascensão, gerando o crescimento e fortalecimento das cidades e dos poderes dos monarcas. Com a troca de mercadorias, há também a exportação das técnicas de construção do estilo gótico, culminando com o chamado gótico internacional.

O nome “gótico” foi usado pela primeira vez em 1550 por Giorgio Vasari. O italiano era pintor, arquiteto e hoje é considerado o primeiro historiador de arte. A arte deste período da Idade Média era vista como negativa e obscura pelos italianos, comparável aos godos, povo germânico julgado bárbaro que vandalizou a Roma Antiga no ano de 410. Em realidade, o termo não tem relação direta com os godos. Antes disso, era chamada de “Arte Francesa”.
As características da arquitetura gótica são o verticalismo, paredes mais finas, abundância de janelas e vitrais, abóbadas e arcos com formato de ogiva, além do exterior ornado com esculturas em alto relevo. São comuns as torres com rosáceas (vitrais em círculo) e com pontas agulhadas. Outra característica comum é a existência de três portais de entrada ao invés de um, como no período românico. A catedral de Chartres, em Paris, foi uma das primeiras em estilo gótico.
A escultura gótica começou ligada à arquitetura: ornando as paredes e colunas com personagens bíblicos. No auge do estilo gótico as esculturas tinham traços naturalistas com tendência ao alongamento das formas no sentido vertical. Também eram esculpidos animais reais e imaginários, como as gárgulas (que serviam para escoar água). Havia esculturas independentes das paredes e também efígies que representavam o morto deitado ou ajoelhado em oração. Nesta fase alguns trabalhos têm autoria conhecida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *