Curso História da Arte Medieval

Arte Merovíngia
É a arte produzida durante uma dinastia dos francos chamada Merovíngia. Os merovíngios produziram moedas, iluminuras e joias com inspiração celta.

Arte Carolíngia
O nome deste estilo deriva de Carlos Magno, rei e imperador franco que unificou o reino criando o Sacro Império Romano-Germânico. A arte carolíngia sofreu influências grega, romana e bizantina, assim como celtica-germânica. Uma obra original desse estilo é o relicário (espécie de caixa dourada para guardar objetos sagrados). Já a Catedral de Aachen, na Alemanha, foi um exemplo do estilo carolíngio na arquitetura (mas não conservou as características originais). A arte carolíngia retoma a pintura mural, os mosaicos, a escultura em baixo-relevo e as iluminuras.

Arte Otoniana
É a arte produzida quando Otão I e seus descendentes controlavam o Sacro Império Romano-Germânico. A arquitetura tem influência da arte carolíngia, com proporções equilibradas e portas de bronze em relevo. A Igreja de São Miguel, em Hildesheim, na Alemanha, é símbolo da arquitetura otoniana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *