História da Arte Brasileira

Segunda fase: 1930-1945
Com o movimento modernista amadurecido, as reflexões voltaram-se para a realidade social dos brasileiros. Na prosa era havia a crítica social, e o regionalismo evidenciava as dificuldades enfrentadas em cada parte do país. Já a poesia questionava a existência humana e o papel do homem no mundo. As obras de arte também seguiram a linha de reflexão e crítica social. O pintor mais importante dessa época é Candido Portinari, reconhecido mundialmente.

Os principais autores em prosa deste período são: Jorge Amado, Rachel de Queiroz, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, José Américo de Almeida e Érico Veríssimo. Na poesia destacaram-se: Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Jorge de Lima, Murilo Mendes e Carlos Drummond de Andrade, que fazia parte do grupo de Minas Gerais, com os escritores Pedro Nava, Emílio Moura, Abgar Renault e João Alphonsus.

3 comentários

  1. que bom que hoje as pessoas podem conhecer as estórias do brasil em qualquer lugar do mundo excelente parabéns. olha ai garotada ta mesa.

  2. Adorei, conteudo muito bem elaborado.

  3. Conteúdo muito bom, para estudantes e veteranos já desatualizados como eu gostei bastante deste curso podem conferir é ótimo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *