Curso História da Arte da Antiguidade

Arte da Antiguidade Clássica
É composta pelas obras produzidas por gregos e romanos do primeiro milênio a.C. até 476 d.C. A arte dos etruscos e helenísticos está conectada com a arte grega e romana.

Arte Etrusca
A civilização da Etrúria vivia na Itália central (atual Toscana) e alguns de seus elementos artísticos influenciaram as artes clássicas grega e romana. Os artesãos eram hábeis e trabalharam com diversos materiais, inclusive um tipo de cerâmica preta. Os etruscos faziam também bustos e joias.
Na arquitetura os etruscos fizeram templos pequenos e sem elegância, mas construíram também aquedutos, pontes, muralhas e projetos de urbanismo. Além da arquitetura puramente utilitária, os etruscos fizeram arcos, abóbadas e cúpulas.

Mas a maior expressão da arte etrusca está na escultura funerária. Nos túmulos subterrâneos,  as urnas de barro que continham os restos mortais eram esculpidas em alto relevo e cobertas com a representação do falecido em tamanho real, deitado sobre a tampa.
Além disso, as câmaras funerárias tinham teto em abóbada e eram pintadas com murais em afresco. As cenas retratadas eram cotidianas ou mitológicas e feitas com cores vivas, geralmente em vermelho, verde e azul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *