Curso História da Arte da Antiguidade

Arte Celta
Os celtas habitavam regiões da Europa Central e Ocidental desde o século V a.C. até o século I d.C, aproximadamente. Tinham bastante habilidade com metais, faziam utensílios entalhados que tinham diversas funções.
Trabalharam na arte bélica (decoração de espadas, escudos, capacetes), religiosa (esculturas para glorificar a natureza), domésticas e estéticas (joias e adornos).

Os motivos eram geralmente abstratos e geométricos, mas podiam também ser zoomórficos. Usada raramente, a figura humana era abstrata.
Há peças de cerâmica também, assim como de marfim e osso.  Vários elementos do estilo celta foram mesclados com outras culturas. A representação de linhas entrelaçadas teve origem na arte celta. Os artistas procuravam sempre inovar e retratavam sua imaginação de forma livre.
A música na cultura celta estava ligada ao culto à natureza. Há instrumentos cuja origem é creditada aos povos celtas. O país que melhor conservou a cultura celta é a Irlanda, onde há manifestações folclóricas, músicas e lendas com influências celtas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *