Curso História da Arte da Antiguidade

Arte minoica: é a arte produzida antigamente na ilha de Creta. Os palácios eram enormes, com escadarias, salas para cultos, grande pátio interno e conectados com amplas casas, armazéns e oficinas. Nas paredes, afrescos retratam pessoas em festas, vários tipos de animais e também figuras geométricas. Nas representações humanas, há a repetição, lembrando a arte egípcia, mas as figuras minoicas são naturalistas e espontâneas. Foram encontrados variados vasos feitos com diversos materiais, com muitos formatos, funções e acabamentos. Há peças decoradas com figuras geométricas simples ou abstratas, motivos florais e animais. Os minoicos fabricaram também selos, inclusive cilíndricos, com diversos temas. As estátuas eram feitas também em metal, tinham uso religioso e místico, como amuletos ou oferendas. Nas mulheres são destacadas as partes do corpo ligadas à fertilidade e os homens geralmente tem punhais e são pintados de vermelho. A arte em joias também é abundante na variedade de materiais e formas.

Arte micênica: produzida pelo povo aqueu no sudoeste da costa grega. A arquitetura tem fortes traços militares, com fortalezas protegidas por muralhas feitas de pedra. Pelas ruínas, sabe-se que os palácios tinham lareira circular no meio da sala, assim como as casas retangulares ao redor dos palácios. Os micênicos tinham câmaras funerárias decoradas com escultura em baixo relevo, com cenas de guerra, caça e espirais interligadas.
Os exemplares de esculturas pequenas remanescentes são em marfim e terracota (um tipo de cerâmica resistente) e retratam as “deusas do lar” phi e psi. As esculturas em grande escala estão associadas à arquitetura, como a Porta dos Leões, em Micenas.
O artesanato em cerâmica tinha motivos florais, animais e cenas do cotidiano.  Há trabalhos em metal como diademas e joias em geral, e também máscaras funerárias em ouro. Outro exemplar da arte micênica é um vaso em forma de pato, feito de cristal de rocha.
As pinturas representavam a vida animal, cenas de caça, guerra, do cotidiano e de rituais. Faziam pintura mural, usavam também motivos florais abstratos e espirais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *