Curso História da Arte da Antiguidade

Arte Egeia
É a arte produzida pelos povos antigos que viviam nas ilhas do Mar Egeu. A arte Egeia pode ser dividida de acordo com as civilizações mais expressivas: cicládica, minoica e micênica. Esses povos existiram antes dos gregos.

Arte cicládica: oriunda das ilhas em formato aproximadamente circular ao redor da ilha de Delos, a arte cicládica tem características singulares. Os artesãos usavam diversos tipos de materiais (argila, xisto, rochas vulcânicas) para produzir utensílios domésticos como suportes para frutas e jarros com bico alongado. Eles eram decorados com formas lineares, curvilíneas e espirais. Há também grandes círculos achatados de cerâmica entalhados com espirais e formas circulares feitas em ziguezague.
Na escultura, a civilização cicládica inovou representando animais e humanos com formas abstratas. Geralmente em mármore, as esculturas variam do tamanho muito pequeno ao natural, com relevos suaves (somente o nariz proeminente) e ausência de ornamentos.
Eles pintavam sobre a cal úmida, técnica chamada de afresco. Há pinturas de paisagens, natureza morta, entre outros temas, com colorido abstrato ao redor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *