Curso História da Arte da Antiguidade

Arte fenícia
Os fenícios foram ótimos comerciantes e navegadores, tinham diversas rotas comerciais. Por isso sua arte foi influenciada pela das culturas com as quais tinham contato. Mesmo assim, as tábuas de argila encontradas relatam (com alfabeto próprio) aspectos únicos da arte fenícia.
O alfabeto fonético fenício serviu de base para o grego e o latino.
Pelas tábuas sabe-se que tinham cânticos e hinos. Eles ergueram altares nas partes mais altas das cidades para sacrificar animais em oferenda para os deuses.
As cidades eram cercadas por muralhas, tinham zona portuária, templos e o palácio do príncipe local. Os templos tinham pátios grandes e altar principal. As casas costumavam ter vários pavimentos e colunas. (escrever mais uma linha se tiver o q).

Os fenícios foram os inventores do vidro e descobridores do corante púrpura, extraído de moluscos. Usavam marfim (pentes, estátuas) e metal (joias e moedas), ornados com cenas cotidianas e animais. Já as pinturas costumavam ser feitas em obras esculpidas.
Foram os fenícios que fundaram a cidade de Cartago, no norte da África, que hoje é um bairro da cidade de Túnis, capital da Tunísia. Durante uma época, colonizaram parte das penínsulas itálica e ibérica, e também parte da Sicília. Também por isso a arte fenícia foi mesclada com outras culturas ao longo do tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *