É um método que ajuda na hora de tomardecisões referentes ao capital humano.
Analisando o perfil e as características doprofissional, ajuda a melhorar também osprocessos do dia a dia de trabalho, aumenta aprodutividade e diminui custos decontratação e demissão.
Esta técnica pode ser aplicada por meio dequestionários, entrevistas e testes.
Pode ser aplicada tanto em candidatos a umemprego quanto aos que já são funcionários.
Este método entra para identificar maisrapidamente os talentos que a empresaprecisa, reduzindo os custos e aumentando aeficiência.
Possibilita um conhecimento melhor docandidato à vaga.
Na linguagem empresarial é um conceito degestão profissional.
Avaliação de competências, comportamentos,atitudes, valores, crenças, etc.
Serve para conhecer com mais critério aspessoas, o que as motiva, o que elasconsideram importante, entre outros.
É uma ferramenta que auxilia nodesenvolvimento profissional.
No caso da pessoa já estar empregada, aempresa pode usar a técnica para odesenvolvimento do funcionário,aprimorando seu potencial de trabalho, comotambém para a orientação e desenvolvimentode profissionais para assumir cargos degerência, diretoria, supervisão.
Assessment
Você já ouviu falar emAssessment?
A traduçãoda palavraassessmentdo inglêscorrespondea avaliação.
A traduçãoda palavraassessmentdo inglêscorrespondea avaliação.
O headhunter deve identificar e conhecer omercado de trabalho e os executivos, além de terhabilidades de negociação e persuasão.
Deve também manter sigilo absoluto sobre asinformações que possui, tanto em relação àempresa que o contrata, quanto ao seu candidato.
A pré-seleção dos candidatos também é feita poreste profissional, junto com a empresa contratante,analisando currículos, participando também dedinâmicas.
É um serviço especializado que vai além decontratar um simples funcionário.
Headhunter é um “caçador de talentos”, ou seja, éum profissional responsável por procurar talentosespecíficos para ocupar cargos de gestão.
O headhunter identifica quais são as necessidadesda empresa e qual é o perfil do executivo que énecessário, para então sair em busca de talentos quepossam interessar para a empresa.
Sua formação profissional não precisa sernecessariamente em RH.
O headhunter deve ter um bom network (rede decontatos), pois é através dela que terá acesso aosprofissionais talentosos e às grandes empresas.
Clique para saber mais:
Headhunting
Outro serviço básico do RH éo headhunting.
O termoheadhuntervem do inglês,e pode sertraduzidoliteralmentecomo “caçadorde cabeça“.
O termoheadhuntervem do inglês,e pode sertraduzidoliteralmentecomo “caçadorde cabeça“.
Assim que os resultados sãoatingidos e a continuidadedas operações estáassegurada, o gestor seretira da empresa. Asempresas também ganham,visto que é uma novarelação de trabalho, maisflexível, que traz soluçõespara empresas pequenas,médias ou grandes, de todosos setores.
É quando um gestor, commuita experiência, assumepor um períododeterminado (entre 15 diase 18 meses), o controleexecutivo de um ou maisdepartamentos de umaempresa. Assim, eleimplementa metodologias eprocessos a fim de trazer oretorno proposto nesteintervalo de tempo.
Como existe um tempo deduração determinado, comum objetivo e valordefinidos, o foco é a missãoque a pessoa tem adesempenhar. A empresacontratante tem a suadisposição um profissionalmuito experiente equalificado em poucos dias.
Um outro serviço praticado pelo RH é o Interim Management.
Obs: Interim Management não é um emprego temporário, é uma escolhade carreira independente. É uma alternativa para quem prefere trabalharpor projetos, por exemplo.
Obs: Interim Management não é um emprego temporário, é uma escolhade carreira independente. É uma alternativa para quem prefere trabalharpor projetos, por exemplo.
•Comunicação dos benefícios – exemplosde benefícios que são comunicados aofuncionário: prorrogação do segurosaúde, uma porcentagem sobre aremuneração anual, entre outros.
•Recolocação -a empresa de consultoriaauxilia o funcionário a se recolocar nomercado de trabalho, ajudando-o arefazer seu currículo, promovendopalestras sobre gestão e mercado, cursosde imersão em inglês ou espanhol, e atéapoio psicológico.
Atividades do outplacement:
•Planejamento do processo de demissão- a empresa empregadora e a consultoriadecidem como será o processo dedemissão, analisam quem fica e quemsai, e a melhor forma de fazer isso.
•Planejamento do dia da demissão-definição de como vai ser o processo, senão é um dia de grande importânciapara o demitido, ou ainda uma datafamiliar.
•É uma forma que as empresas têm pararecolocar no mercado de trabalho osfuncionários que não mais farão partede seu quadro de funcionários.
•O outplacement orienta sobreatualização de currículo, sobre comomelhorar o networking, avalia ocomportamento, habilidades ecompetências, além de incentivar odesenvolvimento e aperfeiçoamentoprofissional.
•É um apoio psicológico ao trabalhador.
O que é
•Outplacement é uma maneira dearranjar nova oportunidade profissional.
•A empresa que presta serviço nessa áreapode trabalhar com um único indivíduoou com um grupo de pessoas.
•O outplacement ocorre por diversosmotivos, como por exemplo, umareestruturação na empresa.
Porque fazer o outplacement
•Um dos motivos mais frequentes é parademonstrar aos funcionários que aempresa se compromete com seuscolaboradores.
•Isso acaba deixando mais atraente oambiente de trabalho.
•Através do outplacement é tambémpossível um gerenciamento da opiniãode ex-funcionários, mantendo em altasua reputação no mercado.
•É uma prática que tanto a empresaquanto os colaboradores saemganhando.
Existem diversos tipos de recrutamento: recrutamento interno, externo, misto.
Interno
Tem como objetivo motivar os funcionários e oferecer oportunidades dedesenvolver uma carreira profissional.
O aproveitamento do potencial que existe dentro da organização é um motivadorpara os funcionários, incentivando a permanência e fidelidade deles.
Além disso, é financeiramente mais vantajoso do que fazer
um recrutamento externo.
O recrutamento precisa de um planejamento:
•O que a empresa precisa (em termos de pessoas);
•O que o mercado de RH pode oferecer;
•Quais técnicas de recrutamento aplicar.
O que é
O objetivo é atrair e selecionar os profissionais adequados para uma
determinada função.
Entre os processos seletivos estão: entrevistas, dinâmicas de grupo, testespsicológicos, e outros, dependendo da empresa contratante.
A seleção deve ser objetiva e criteriosa.
O recrutamento é feito a partir das necessidades de seleção do RH da empresa.
Misto
Quando não se encontra pessoas no ambiente externo, a empresa recorre aopessoal interno ou então o processo inverso, começando com o recrutamentointerno e não tendo resultado satisfatório, foca no ambiente externo.
Externo
São atividades que visam atrair candidatos qualificados, que estão
fora da organização.
Como o mercado é amplo, são utilizadas várias técnicas de recrutamento:anúncios em revistas e jornais, agências de recrutamento, indicação e até bancode currículos da própria empresa.
É mais oneroso e demorado do que o recrutamento interno, mas costumarenovar a cultura organizacional, além de induzir novos talentos na organização.