Conhecer
 Aprender
Para
Crescer
http://a.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_part_3_icons_set/png/128x128/puzzle.png
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_part_6_icons_set/png/128x128/books.png
http://b.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_part_3_icons_set/png/128x128/chart_up.png
http://b.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_part_5_icons_set/png/128x128/upload.png
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/back.png
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/back.png
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/home.png
Como Utilizar
Como Utilizar
Reproduz Fala
Revela Comentário
Liga/Desliga Música
Opções para clicar
Volta  o Ensino
Avança o Ensino
Volta para o Início
Opções para Ler
Minha dica é:
Sempre que você encontrar
um ícone, clique e interajacom a sua aula!
Há vários outros Ícones,mas não se preocupe,
Sempre há um Mouse igual a este
Informando aonde  clicar.
Conheça o Certificado, CursosDisponíveis, Metodologia deEnsino e muito mais...
Conheça o Certificado, CursosDisponíveis, Metodologia deEnsino e muito mais...
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/back.png
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/back.png
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/home.png
Participe doFórum deste Módulo.
Faça perguntas.
Responda dúvidas.
Ganhe pontos e amigos!
Participe doFórum deste Módulo.
Faça perguntas.
Responda dúvidas.
Ganhe pontos e amigos!
Delete Icon in 128x128 px
Fórum
Mouse Icon in 128x128 px
Conheça o Certificado, CursosDisponíveis, Metodologia deEnsino e muito mais...
Conheça o Certificado, CursosDisponíveis, Metodologia deEnsino e muito mais...
Módulo: Ensino Nacional
E
n
s
i
n
o
N
a
c
i
o
n
a
l
.
c
o
m
.
b
r
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/back.png
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/back.png
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/home.png
Bem-Vindo!
Eu sou o Sr. Nacional!
Você está prestes a conhecer um Módulo daEnsino Nacional.
Um Curso é constituído por vários módulos e ummódulo pode conter várias mídias e exercícios. Neste caso você está visualizando uma Mídia Interativa!
Clique na flecha verde (       ) para avançar!
Next Icon in 24x24 px
No                        há mais informações sobre:
A Metodologia de Ensino;
Conteúdo deste Módulo e
Informações como interagir no módulo.
Módulo: Ensino Nacional
E
n
s
i
n
o
N
a
c
i
o
n
a
l
.
c
o
m
.
b
r
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/back.png
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/back.png
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/home.png
Olá!
Meu nome éSilvia e vou estaraqui no decorrerdeste Módulopara falar sobre:
História da ArteBrasileira
Clique na flechaverde (       ) paraavançar!
Next Icon in 24x24 px
Módulo: Ensino Nacional
E
n
s
i
n
o
N
a
c
i
o
n
a
l
.
c
o
m
.
b
r
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/back.png
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/back.png
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/home.png
pintura corporal indígena é uma
arte que serve também para aidentidade da tribo. Eles usavam
três cores básicasvermelho dasemente de urucum, preto do suco dojenipapo e branco da tabatinga.
Os desenhos costumam ser em
padrões geométricos ou signosconvencionais. Os índios tambémfaziam máscaras para danças e rituais.Algumas tribos ainda vivem isoladas etentam manter suas tradições intactas.
Eles utilizavam (e algumas tribos ofazem até hoje) diversos materiais danatureza para ajudar na caça e napesca. As cestas de fibras trançadas,por exemplo, são úteis para otransporte de frutas e pescado.
Cada tribo tem uma forma diferente
de trabalhar com os materiais.
Os índios que habitaram a ilha deMarajó, no Pará, deixaram notávelprodução em cerâmica, conhecidacomo arte marajoara. As obras incluemestátuas, adornos labiais e auriculares,urnas funerárias e tangas.
Arte Indígena
Além de não ter sido reconhecida
como arte, a produção artísticaindígena da época do descobrimentonão foi respeitada. Os nativosbrasileiros usavam penas e plumas
para adornos corporais e faziamutensílios de barrofibras,
sementes e outros materiais.
As casas (ocas) eram feitas com
varas, cobertas com palhas ou
folhas e abrigavam várias famílias(cerca de 300 pessoas).
As obras de Frans Post exibempaisagens, a cidade e os engenhosvistos de longe enquanto que
Albert Eckhout prefere natureza
morta e pessoas locais retratadas
como se vistas de perto.
Maurício de Nassau foi o responsávelpelo planejamento urbano de Recife,que recebeu estradas, pontes, diques,jardins (botânico e zoológico), paláciose museus. Além disso, Mauríciotambém organizou sistemas de serviçosbásicos como o de coleta de lixo.
Holandeses
A Holanda invadiu Salvador, na Bahia
(de 1624 a 1625), e as cidades deOlinda e Recife, em Pernambuco
(de 1630 a 1654).
Maurício de Nassau mandou construir,em 1637, a Cidade Maurícia em umaparte de Recife. Para isso, trouxe oarquiteto Pieter Post, acompanhado deseu irmão Frans Post Albert Eckhout,ambos pintores naturalistas.
Arte Africana
Para o funcionamento dos engenhos
de açúcar, foram trazidos os africanosescravizados. Além de sua força braçal,os africanos trouxeram também suacultura, com músicas e danças,comidas típicas religiões próprias.
Os africanos influenciaram também aarquitetura popular. Exemplos dacultura hoje chamada de
afro-brasileira são a capoeira,
o candomblé e o vatapá.
Brasil Colônia
 
Arte Portuguesa
Os colonizadores portuguesesimplantaram no Brasil a sua religião,sua língua, seu vestuário... Além deexplorar as riquezas brasileiras, osportugueses impuseram sua culturaem troca do que chamavam dedesenvolvimento. A arte produzida naépoca era produzida pelos colégios daCompanhia de Jesus (congregaçãoreligiosa católica missionária - jesuítas).
1
2
3
4
5
6
7
As herançasculturais e artísticasbrasileiras foramoriginadas de trêsfontes: indígena,portuguesa
e africana.
Origens da Arte Brasileira
Índios Apiaka no Rio Irinos, 1827, Hercule Florence.
Módulo: Ensino Nacional
E
n
s
i
n
o
N
a
c
i
o
n
a
l
.
c
o
m
.
b
r
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/back.png
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/back.png
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/home.png
Os temas costumavam tratar da fugacidade da vida, do tempo como
agente da morte e da dissolução das coisas, do arrependimento e docastigo como decorrência do pecado, num evidente apelo à religião.
É frequente também o conflito entre corpo e alma.
Há também exemplos de narrativas de cenas trágicas, eróticas e místicas.Gregório de Matos, apelidado de Boca do Inferno, deixou uma obra detemática ampla: poemas religiosos, satíricos, eróticos e líricos.
Os escritores do estilo Barroco usam jogo de palavras (cultismo) e deconceitos (conceptismo). Isso é reflexo do conflito entre as ideiasrenascentistas e as católicas. Na literatura barroca é frequente também ouso de várias figuras de linguagem como metáforas, antíteses e paradoxos.
O Barroco foi introduzido no Brasil pelos jesuítas, para a catequização.
Para fins didáticos, o Barroco começa em 1601, com a publicação do
poema Prosopopeia, de Bento TeixeiraGregório de Matos Guerra tambémdestacou-se na poesia e o padre Antônio Vieira na prosa, com os Sermões.
As fachadas das igrejas eram simples, mas os interiores eram
ricamente decorados. Usavam-se cores vibrantes e fortes,
e predominava a pintura em afresco ao invés de cavalete. Como não sedava muita importância para a autoria das obras, muitas são anônimas.
O estilo Barroco varia conforme a região. Em Minas Gerais, por exemplo,por ser uma região afastada do litoral e isolada por montanhas,
o Barroco teve características mais originais e menos suntuosas.
Os artistas que conhecemos da época são Mestre Ataíde e Aleijadinho.Manuel da Costa Ataíde fez afrescos em tetos de igrejas e
algumas de suas figuras sacras tinham traços mestiços.
Fez também painéis e iluminuras em manuscritos.
Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho) era autodidata:
aprendeu com livros e com o pai arquiteto.
Viveu em Ouro Preto, Minas Gerais. Fez projetos arquitetônicos,
entalhes e esculturas, área em que mereceu grande destaque.
Esculpia figuras religiosas em pedra-sabão e madeira.
Os holandeses foram expulsos em 1654 e o comércio açucareiro
estava em decadência. Houve incentivo à busca pelo ouro,
que atraiu diversos profissionais interessados nas riquezas brasileiras.
Estes comerciantesarquitetospintores e escultores
trouxeram o estilo Barroco, que ainda vigorava na Europa.
No Barroco brasileiro, a arquitetura teve bastante destaque.
Assim como na Europa, também no Brasil os temas do estilo Barroco
eram religiosos. Nas igrejas, as paredes de madeira entalhada eramrecobertas com ouro e as esculturas, de madeira, eram pintadas.
1
2
3
4
5
Barroco
Saiba como o estiloBarroco se manifestou
nas terras brasileiras!
Módulo: Ensino Nacional
E
n
s
i
n
o
N
a
c
i
o
n
a
l
.
c
o
m
.
b
r
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/back.png
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/back.png
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/home.png
O academicismo brasileiro era metódico,
mas ao invés de seguir os temas daantiguidade clássica, havia a preferência porpaisagens, cenas históricas e retratos.
Alguns dos primeiros alunos da AIBA
que se destacaram na pintura foram
Victor Meirelles e Félix Taunay.
Depois foram estudantes também AlmeidaJúnior, Pedro Américo e Eliseu Visconti.
Academia Imperial de Belas Artes
Idealizada por Lebreton, a AIBA foi inauguradaoficialmente em 1826 e serviu como palcopara disputas entre franceses e portugueses.Debret e Montigny foram dois dos poucosartistas que permaneceram no Brasil depoisque a presidência da Academia foi assumidapelo pintor português Henrique José da Silva.
Joachim Lebreton era o líder e tinha
um projeto de metodologia de ensino paraaplicar no Brasil. Com ele vieram os
pintores Jean-Baptiste Debret,
Nicolas-Antoine Taunay, seu irmão escultorAuguste-Marie Taunay e o arquitetoGrandjean de Montigny, além de pedreiros,gravadores, ferreiros e outros profissionais.
Missão Francesa no Brasil
Apoiados pelo rei D. João VI, um grupo
de artistas franceses veio para o Brasil,
em 1816, com o objetivo de institucionalizar
 a arte brasileira. Mas demorou dez anos
para que eles conseguissem vencer
o estilo Barroco dominante e implantar
o estilo Neoclássico do Academicismo.
música começou a ser ensinada na AIBAsomente em 1855. Carlos Gomes foi o maisimportante compositor de óperas brasileiro.
A primeira orquestra brasileira foi
formada em 1923, quando o ensino
de música era responsabilidade do
Instituto Nacional de Música, absorvido pela
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Na escultura destacou-se Rodolfo Bernardelli.
1
2
3
4
5
Missão Francesa e Academicismo
Vamos aprender sobre
a influência de gruposestrangeiros no ensino
da arte no Brasil!
Mouse Icon in 128x128 px
Formada por cientistas e artistas que acompanharam a princesaaustríaca Leopoldina em sua viagem ao Brasil, em 1817, para secasar com D. Pedro I. O pintor austríaco Thomas Ender, além
de documentar a flora, pintava também cenas cotidianas.
O alemão Joahann-Moriz Rugendas foi outro importante
pintor e viajou pelo Brasil entre 1821 e 1825.
Formada por cientistas e artistas que acompanharam a princesaaustríaca Leopoldina em sua viagem ao Brasil, em 1817, para secasar com D. Pedro I. O pintor austríaco Thomas Ender, além
de documentar a flora, pintava também cenas cotidianas.
O alemão Joahann-Moriz Rugendas foi outro importante
pintor e viajou pelo Brasil entre 1821 e 1825.
Missão Austro-Alemã
Missão Austro-Alemã
Delete Icon in 128x128 px
A Primeira Missa no Brasil, 1861, Victor Meirelles.
Módulo: Ensino Nacional
E
n
s
i
n
o
N
a
c
i
o
n
a
l
.
c
o
m
.
b
r
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/back.png
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/back.png
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/home.png
1  Romantismo
As obras dos pintores naturalistas neoclássicos que chegaram ao Brasil podem ser consideradas românticas, já que eles demonstram seu deslumbramento com a flora, a fauna e as pessoas que viviam no Brasil.  Além dos já citados Victor Meirelles, Pedro Américo e Almeida Júnior, que eram românticos formados na Academia Imperial de Belas Artes, outros nomes merecem destaque. 
É o caso de Rodolfo Amoedo e Araújo Porto-Alegre, que era também escritor, jornalista e político. Estes acadêmicos seguiam o romantismo na temática e o academicismo na forma.
6  Na pintura brasileira, pode-se identificar traços simbolistas como as formas vaporosas e as linhas ornamentais e coloridas, além da temática em algumas obras. Como exemplos pode-se citar “A Dança das Oréades” de Eliseu Visconti e “Minha Terra - trípico” de Helios Seelinger. 
Na poesia, o Simbolismo aparece com Cruz e Souza e Afonso Guimarães.
5  Simbolismo
O simbolismo foi um estilo que apresentou, nas artes plásticas e na poesia, referências 
ao oculto e forte misticismo. Procurava diminuir a distância entre o mundo material e o espiritual. Havia também, na poesia, 
uma fixação em assuntos como a morte, a doença, o erotismo e a perversidade. 
Os pintores traduziam em imagens essa visão de mundo que os poetas simbolistas expressavam com sua linguagem. 
Há vários artistas de estilos diferentes com obras consideradas simbolistas.
2  Algumas características do romantismo tanto na pintura 
quanto na literatura são: indianismo, nacionalismo, idealização 
da mulher e culto à natureza. 
Na literatura destacaram-se Bernardo Guimarães, José de Alencar, Joaquim Manuel de Macedo, Manuel Antônio de Almeida, Visconde de Taunay, entre outros. Alguns dos poetas românticos importantes são: Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Castro Alves.
4  Na literatura realista brasileira o escritor mais conhecido é Machado de Assis. Ele escreveu também obras românticas, mas o Realismo foi o estilo adotado na maioria de suas obras. É dele a primeira obra considerada realista, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, que retrata a sociedade com indiferença, pessimismo e ironia, algumas das marcas do realismo do autor. Outros autores realistas da época são Domingos Olímpio, Artur de Azevedo (também dramaturgo) e Quintino Bocaiúva (também político).
3  Realismo
Na Europa, o Realismo era focado em retratar as dificuldades e os problemas sociais das classes desfavorecidas. Era um Realismo pessimista, contaminado pela atmosfera 
das guerras e os quadros serviam 
também como forma de denúncia social. 
No Brasil, as obras realistas não seguiram esta linha no começo. As técnicas realistas eram usadas para mostrar o cotidiano da burguesia. Belmiro de Almeida foi o pintor de maior destaque. Alguns anos depois, Almeida Júnior aproximou-se um pouco da temática popular.
7  Aproximação com 
o Impressionismo
Não há expressões significativas de artistas reconhecidamente impressionistas no Brasil. Mas há artistas que, divergindo da metodologia de ensino da Academia Imperial de Belas Artes, decidiram pintar ao ar livre, da mesma forma como faziam os impressionistas. A pintura ao ar livre começou com o alemão Georg Grimm, em torno de 1884, quando ele se desligou da AIBA e levou consigo um grupo de alunos, entre eles Antônio Parreiras e França Júnior, que era também advogado, dramaturgo e jornalista.
1
2
3
4
5
6
7
As tendências artísticas europeias chegaram tardiamente ao Brasil: nas últimas décadas do século XIX.
Romantismo, Realismo e Simbolismo
Batalha do Avaí, 1877, Pedro Américo.
Módulo: Ensino Nacional
E
n
s
i
n
o
N
a
c
i
o
n
a
l
.
c
o
m
.
b
r
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/back.png
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/back.png
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/home.png
Além disso,
duas exposiçõesexpressionistas já
tinham sido feitas: umado lituano Lasar Segall,em 1913, que teve poucarepercussão, e outra deAnita Malfatti, em 1917.Era o rompimento
com o academicismo.
O marco simbólico doModernismo no Brasil foia Semana da ArteModerna, em 1922. Masa mobilização de artistascomeçou em 1912, comas atividades literárias deOswald de Andrade,Menotti del Picchia eMário de Andrade.
A ideia de inovação nasartes era a principal paraos modernistas. Haviatambém um sentimentode nacionalismo, avalorização da linguagempopular e da culturaindígena. A maioria dosartistas do movimentoera da elite tradicional.
Modernismo
Ideias
Ideias
Origem
Nas primeiras décadas do século XX alguns artistas brasileiros tiveram contato, em suas viagens,com obras dos movimentos de vanguarda europeus. Este contato influenciou e favoreceu osurgimento das ideias modernas expressas na arte livre das convenções acadêmicas.
Módulo: Ensino Nacional
E
n
s
i
n
o
N
a
c
i
o
n
a
l
.
c
o
m
.
b
r
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/back.png
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/back.png
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/home.png
Tarsila do Amaral e ManuelBandeira não estavam presentes
no evento (ela porque estava emParis e ele porque estava comtuberculose), mas ambos eramligados ao movimento.
A pintora tem obras querepresentam os ideais domodernismo e o poema
Os Sapos”, de Bandeira, foideclamado por Ronald de Carvalhona segunda noite do evento.
Para o repertório musical,
Heitor Villa-Lobos preparou trêsdiferentes apresentações para osdias da exposição. A pianistaGuiomar Novaes, já reconhecidamundialmente, foi das poucasartistas que não foi vaiada pelaplateia paulistana. Ela interpretouobras de Debussy. Ernani Braga
Frutuoso Viana tambémparticiparam da Semana
de Arte Moderna, mas semcomposições próprias.
Conheça alguns dos artistas queformavam esse grupo modernista:
os arquitetos Antonio Moya
e o polonês Georg Przyrembel,
os escultores Victor Brecheret
(ítalo-brasileiro) e Hildegardo LeãoVelloso, e os desenhistas e pintores:Anita Malfati, Di Cavalcanti, JohnGraz, Zina Aita, João Fernando deAlmeida Prado, Ignácio da CostaFerreira e Vicente do RegoMonteiro, entre outros.
Dois nomes importantes para osucesso na realização da SAM foramPaulo Prado Graça Aranha. PauloPrado era um mecenas descendentede uma importante e abastadafamília paulistana de cafeicultores einvestidores. Graça Aranha foidiplomata e na época já era umrenomado escritor, membro daAcademia Brasileira de Letras. Paulofoi importante para conseguirpatrocínio para alugar o Teatro e oapoio de Graça Aranha conferiuseriedade ao grupo modernista.
O repertório era feito de pinturasque não seguiam o academicismo,versos sem rimamúsicas comnotas dissonantes. Além disso,outras importantes inovações: aspoesias que antes eram só escritas,agora eram também declamadas
e a música antes somente cantada,agora era também executada
por orquestras sinfônicas.
interação do público (em forma
de vaias, por exemplo) com osartistas também é novidade.
Semana de
Arte Moderna
As exposições da Semana de ArteModerna aconteceram em apenastrês dias: 13, 15 e 17 de fevereirode 1922, no Teatro Municipal de
São Paulo. Ela envolveu arquitetos,pintores, escritores, escultores,poetas e músicos que tinham oobjetivo de escandalizar o público eromper com o que as pessoasentendiam como arte.
Algumas obras apresentadas naSemana de Arte Moderna iamcontra os ideais do modernismo.
Por exemplo, algumas obras
com referências estrangeirascontrariavam os ideais nacionalistas:"Impressão Divisionista“ de Malfattie “Cubismo" de Vicente do RegoMonteiro, entre outras.
A relevância histórica da SAM só foireconhecida anos depois de seuacontecimento. Em 1922, foipequena a repercussão que teveentre a sociedade paulistana.
1
2
3
Semana de Arte Moderna
4
5
6
7
Também chamada
de Semana de 22,
a Semana de ArteModerna foi muitoimportante para oModernismo brasileiro!
Extra
Desdobramentos da Semana de Arte Moderna
Depois da SAM surgiram vários movimentos modernos, muito diferentes entre si.Os que mais receberam destaque foram: Movimento Pau-Brasil (primitivista,formado em 1924 pelo casal Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral), MovimentoVerde-Amarelo (1925), que virou o Grupo da Anta (1926/29, nacionalista eufanista, formado por Cassiano Ricardo, Menotti del Picchia e Plínio Salgado), e oMovimento Antropofágico (1928), também fundado por Oswald de Andrade,defendia a “devoração” da cultura estrangeira para que ela fosse reelaborada.
O Movimento Antropofágico, a Pop Art e o Concretismo vão inspirar
o surgimento do Tropicalismo no final da década de 1960.
Delete Icon in 128x128 px
Módulo: Ensino Nacional
E
n
s
i
n
o
N
a
c
i
o
n
a
l
.
c
o
m
.
b
r
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/back.png
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/back.png
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/home.png
Terceira fase
O fim da Segunda Guerra Mundial e
a Guerra Fria são alguns dos fatos quepermearam esta fase. No Brasil, a atmosfera
de democracia fez com que os artistas seafastassem da luta social e se aproximassemdos conflitos psicológicos humanos.
poesia aproximou-se novamente da métricarígida e abandonou o verso livre de 1922.
Os principais autores em prosa deste
período são: Jorge Amado, Rachel de Queiroz,Graciliano Ramos, José Lins do Rego,
José Américo de Almeida e Érico Veríssimo.
Na poesia destacaram-se: Cecília Meireles,Vinícius de Moraes, Jorge de Lima, MuriloMendes e Carlos Drummond de Andrade,
que fazia parte do grupo de Minas Gerais,
com os escritores Pedro Nava, Emílio Moura,Abgar Renault e João Alphonsus.
Segunda fase
Com o movimento modernista amadurecido,as reflexões voltaram-se para a realidade
social dos brasileiros. Na prosa era havia acrítica social, e o regionalismo evidenciava
as dificuldades enfrentadas em cada parte dopaís. Já a poesia questionava a existênciahumana e o papel do homem no mundo.
As obras de arte também seguiram
a linha de reflexão e crítica social.
O pintor mais importante dessa
época é Candido Portinari,
reconhecido mundialmente.
Nesta fase, destacaram-se duas revistas:
Revista Klaxon: criada em São Paulo pelosartistas idealizadores da SAM, circulou
de maio de 1922 a janeiro de 1923.
Revista de Antropofagia: lançada em maio de1928 como consequência do ManifestoAntropófago de Oswald de Andrade, a
revista teve duas fases. Na primeira, com 10exemplares, dirigida por Raul Bopp e AlcântaraMachado, não havia ideologia definida. Nasegunda, de março de 1929, com 15 números,as críticas eram agressivas e causaram rupturasno movimento. Criticavam também asociedade, a história e cultura brasileiras.
Primeira fase
Fase da publicação de manifestos e revistas dedivulgação. Os artistas queriam construir umaimagem brasileira. Começou com uma visãoromântica e idealizada da cultura indígena. Osartistas desta fase são os que participaram daSemana de 22 e outros que aderiram aomovimento em diversas regiões do país. NoRio Grande do Sul, por exemplo, destacaram-seos nomes de Augusto Meyer e de MárioQuintana (já na segunda fase). As temáticasdas obras evoluem com o movimento.
Fases do Modernismo
O modernismo no Brasil, pelas
características das obras produzidas,
é dividido em três fases, ou gerações:
Primeira fase: 1922-1930
Segunda fase: 1930-1945
Terceira fase: 1945-1980
Os autores mais conhecidos da terceira fase
do Modernismo são Clarice Lispector eGuimarães Rosa. A crônica teve grandedestaque com Fernando Sabino,
Rubem Braga e Paulo Mendes Campos.
Na poesia, destacaram-se João Cabral
de Melo Neto, Lêdo Ivo, Péricles Eugênio
da Silva Ramos, entre outros.
Ainda na segunda fase do
Modernismo brasileiro foi
criada a SPAM.
1
2
3
4
5
6
7
Fases do Modernismo Brasileiro
Saiba +
SPAM é a sigla para a Sociedade Pró-Arte Moderna, criada em 1932 pela elite deartistas paulistanos. Em uma extremidade do cenário artístico de São Paulo estavamos artistas da SPAM e em outra estava o Grupo Santa Helena, formado por artistasautodidatas, imigrantes ou filhos de imigrantes italianos, espanhóis ou portugueses.Os nomes mais importantes do Grupo Santa Helena foram Alfredo Volpi,
Fulvio Penacchi, Aldo Bonadei, Alfredo Rizzotti, Mario Zanini,
Clóvis Graciano, Humberto Rosa, Francisco Rebolo e Manuel Martins.
Delete Icon in 128x128 px
Módulo: Ensino Nacional
E
n
s
i
n
o
N
a
c
i
o
n
a
l
.
c
o
m
.
b
r
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/back.png
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/back.png
http://c.dryicons.com/images/icon_sets/colorful_stickers_icons_set/png/48x48/home.png
Guignard criou umgrupo com seunome, do qualparticipou IberêCamargo, umimportante artistaque não aceitarótulos de gêneros,mas que seaproxima doExpressionismo, pelador que transmiteem suas obras.
O surrealista IsmaelNery teve contatocom Alberto daVeiga Guignard, quenão era surrealista.Ele foi tambémprofessor. Guignardparticipou do SalãoRevolucionário de1931 e era admiradopelo modernistaMário de Andrade.
Surrealismo noBrasil foirepresentado pelasobras de Tarsila doAmaral, Ismael Nery,Cícero Dias e MariaMartins, que foitambém escultora.Atualmente destaca-se a pintora SôniaMenna Barreto.
Já na pinturafigurativaexpressionista (queestava em alta antesda arte concreta),além dos já citadosLasar Segall, AnitaMalfatti e CandidoPortinari, destacou-se também AldemirMartins, o primeirobrasileiro a serpremiado na Bienalde Veneza.
Dois gruposdestacaram-se
no abstracionismogeométrico
(arte concreta):
Grupo Ruptura,formado em 1952,em São Paulo e oGrupo Frente,
em 1954, no
Rio de Janeiro. HélioOiticica fez parte doGrupo Frente.
Durante a terceirafase do Modernismono Brasil, em 1951,aconteceu aprimeira Bienal deSão Paulo, quepossibilitou ointercâmbio culturalcom mais de 20países e favoreceu osurgimento da arteabstrata no Brasil.
Dos artistas atuantesno cenário da artecontemporâneabrasileira sãofamosos os nomesde Adriana Varejão,Ana Prata, BeatrizMilhazes, EduardoBerliner, Paulo Pasta,Gisele Camargo,Lucia Koch, BrunoDunley, Luiz Zerbini,Thiago Martins deMelo, entre outros.
1
2
3
4
5
6
7
Arte Contemporânea Brasileira
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Somos Associados :
Atendimento Online
!
+ de                  Depoimentos
Books Icon in 64x64 px
Metodologia
Home Icon in 64x64 px
Em Casa
Unlock Icon in 64x64 px
Acesso
Page Icon in 64x64 px
Certificado
Comment Icon in 64x64 px
Depoimentos
Wired Icon in 64x64 px
Cursos
Iphone Icon in 64x64 px
Mobile
Id Card Icon in 64x64 px
Matricule-se
Meus Parabéns!
Você chegou ao fim destemódulo, agora irei revelaralguns benefícios de estudarna Ensino Nacional.
Escolha uma das opções
para voltar aoInício do Módulo
para voltar aoInício do Módulo
Delete Icon in 128x128 px
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Somos Associados :
Atendimento Online
!
+ de                  Depoimentos
Books Icon in 64x64 px
Metodologia
Home Icon in 64x64 px
Em Casa
Unlock Icon in 64x64 px
Acesso
Page Icon in 64x64 px
Certificado
Comment Icon in 64x64 px
Depoimentos
Wired Icon in 64x64 px
Cursos
Iphone Icon in 64x64 px
Mobile
Id Card Icon in 64x64 px
Matricule-se
Irei revelar alguns benefíciosde estudar naEnsino Nacional!
Escolha uma das opções
para voltar aoInício do Módulo
para voltar aoInício do Módulo
Delete Icon in 128x128 px
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Somos Associados :
Atendimento Online
!
+ de                  Depoimentos
Books Icon in 64x64 px
Metodologia
Home Icon in 64x64 px
Em Casa
Unlock Icon in 64x64 px
Acesso
Page Icon in 64x64 px
Certificado
Comment Icon in 64x64 px
Depoimentos
Wired Icon in 64x64 px
Cursos
Iphone Icon in 64x64 px
Mobile
Id Card Icon in 64x64 px
Matricule-se
Praticidade e conforto.
Você estuda e avança deacordo com o seu ritmo.
Dollar Currency Sign Icon in 64x64 px
Promo Red Icon in 64x64 px
Pencil Icon in 64x64 px
Security Icon in 64x64 px
Star Full Icon in 64x64 px
Warning Icon in 64x64 px
Add Icon in 64x64 px
para voltar aoInício do Módulo
para voltar aoInício do Módulo
Delete Icon in 128x128 px
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Somos Associados :
Atendimento Online
!
+ de                  Depoimentos
Books Icon in 64x64 px
Metodologia
Home Icon in 64x64 px
Em Casa
Unlock Icon in 64x64 px
Acesso
Page Icon in 64x64 px
Certificado
Comment Icon in 64x64 px
Depoimentos
Wired Icon in 64x64 px
Cursos
Iphone Icon in 64x64 px
Mobile
Id Card Icon in 64x64 px
Matricule-se
Conheça de perto o Paineldo Aluno.
Clique aqui para entrar.
Dollar Currency Sign Icon in 64x64 px
Promo Red Icon in 64x64 px
Pencil Icon in 64x64 px
Security Icon in 64x64 px
Star Full Icon in 64x64 px
Warning Icon in 64x64 px
Add Icon in 64x64 px
para voltar aoInício do Módulo
para voltar aoInício do Módulo
Delete Icon in 128x128 px
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Somos Associados :
Atendimento Online
!
+ de                  Depoimentos
Books Icon in 64x64 px
Metodologia
Home Icon in 64x64 px
Em Casa
Unlock Icon in 64x64 px
Acesso
Page Icon in 64x64 px
Certificado
Comment Icon in 64x64 px
Depoimentos
Wired Icon in 64x64 px
Cursos
Iphone Icon in 64x64 px
Mobile
Id Card Icon in 64x64 px
Matricule-se
São mais de 400 cursosdisponíveis para você!
Em Cursos  :        .
pode-se conhecer quaiscursos oferecemos.
Wired Icon in 64x64 px
para voltar aoInício do Módulo
para voltar aoInício do Módulo
Delete Icon in 128x128 px
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Somos Associados :
Atendimento Online
!
+ de                  Depoimentos
Books Icon in 64x64 px
Metodologia
Home Icon in 64x64 px
Em Casa
Unlock Icon in 64x64 px
Acesso
Page Icon in 64x64 px
Certificado
Comment Icon in 64x64 px
Depoimentos
Wired Icon in 64x64 px
Cursos
Iphone Icon in 64x64 px
Mobile
Id Card Icon in 64x64 px
Matricule-se
O Certificado é um mérito;uma conquista para quemchegou ao fim do curso.
Veja seus benefícios:
Dollar Currency Sign Icon in 64x64 px
Promo Red Icon in 64x64 px
Pencil Icon in 64x64 px
Security Icon in 64x64 px
Star Full Icon in 64x64 px
Warning Icon in 64x64 px
Add Icon in 64x64 px
para voltar aoInício do Módulo
para voltar aoInício do Módulo
Delete Icon in 128x128 px
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Somos Associados :
Atendimento Online
!
+ de                  Depoimentos
Books Icon in 64x64 px
Metodologia
Home Icon in 64x64 px
Em Casa
Unlock Icon in 64x64 px
Acesso
Page Icon in 64x64 px
Certificado
Comment Icon in 64x64 px
Depoimentos
Wired Icon in 64x64 px
Cursos
Iphone Icon in 64x64 px
Mobile
Id Card Icon in 64x64 px
Matricule-se
Procure seu cursopretendido ou conheçatítulos do seu interesse!
Dollar Currency Sign Icon in 64x64 px
Promo Red Icon in 64x64 px
Pencil Icon in 64x64 px
Security Icon in 64x64 px
Star Full Icon in 64x64 px
Warning Icon in 64x64 px
Add Icon in 64x64 px
para voltar aoInício do Módulo
para voltar aoInício do Módulo
Delete Icon in 128x128 px
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Somos Associados :
Atendimento Online
!
+ de                  Depoimentos
Books Icon in 64x64 px
Metodologia
Home Icon in 64x64 px
Em Casa
Unlock Icon in 64x64 px
Acesso
Page Icon in 64x64 px
Certificado
Comment Icon in 64x64 px
Depoimentos
Wired Icon in 64x64 px
Cursos
Iphone Icon in 64x64 px
Mobile
Id Card Icon in 64x64 px
Matricule-se
Quem já testou recomenda!
Veja depoimentos de alunos
Dollar Currency Sign Icon in 64x64 px
Promo Red Icon in 64x64 px
Pencil Icon in 64x64 px
Security Icon in 64x64 px
Star Full Icon in 64x64 px
Warning Icon in 64x64 px
Add Icon in 64x64 px
para voltar aoInício do Módulo
para voltar aoInício do Módulo
Delete Icon in 128x128 px
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Somos Associados :
Atendimento Online
!
+ de                  Depoimentos
Books Icon in 64x64 px
Metodologia
Home Icon in 64x64 px
Em Casa
Unlock Icon in 64x64 px
Acesso
Page Icon in 64x64 px
Certificado
Comment Icon in 64x64 px
Depoimentos
Wired Icon in 64x64 px
Cursos
Iphone Icon in 64x64 px
Mobile
Id Card Icon in 64x64 px
Matricule-se
Uma palavra resume:Portabilidade
Dollar Currency Sign Icon in 64x64 px
Promo Red Icon in 64x64 px
Pencil Icon in 64x64 px
Security Icon in 64x64 px
Star Full Icon in 64x64 px
Warning Icon in 64x64 px
Add Icon in 64x64 px
para voltar aoInício do Módulo
para voltar aoInício do Módulo
Delete Icon in 128x128 px
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Somos Associados :
Atendimento Online
!
+ de                  Depoimentos
Books Icon in 64x64 px
Metodologia
Home Icon in 64x64 px
Em Casa
Unlock Icon in 64x64 px
Acesso
Page Icon in 64x64 px
Certificado
Comment Icon in 64x64 px
Depoimentos
Wired Icon in 64x64 px
Cursos
Iphone Icon in 64x64 px
Mobile
Id Card Icon in 64x64 px
Matricule-se
Matricule-se e aproveitetoda a tecnologia do ensinoa distância!
Dollar Currency Sign Icon in 64x64 px
Promo Red Icon in 64x64 px
Pencil Icon in 64x64 px
Security Icon in 64x64 px
Star Full Icon in 64x64 px
Warning Icon in 64x64 px
Add Icon in 64x64 px
para voltar aoInício do Módulo
para voltar aoInício do Módulo
Delete Icon in 128x128 px