Gestão em Sistemas de Informação em RH

Vamos conhecer um pouco mais sobre os Sistemas de Informação (S.I.) em Recursos Humanos. Veja abaixo alguns conceitos sobre esse sistema.

O que é?
É um sistema usado para coletar, registrar, processar, armazenar, disseminar, analisar e recuperar dados sobre os recursos humanos de uma empresa.
As informações são estruturadas e correlacionadas com os objetivos definidos pelo RH.Quem faz parte?
Fazem parte desse sistema: pessoas, procedimentos, softwares, processos, hardware, organizações, banco de dados, etc.Porque montar?
Para montar um sistema, é preciso analisar e avaliar a empresa e suas necessidades de informação.
Ele vai ser a base dos processos de decisão da empresa, portanto deve ser pensado e desenhado na necessidade de informações e não no uso delas.

Como funciona o SIRH?

  • O Sistema de Informação envolve tecnologia da informação (T.I), e é feito através de uma rede de computadores e softwares específicos para processar dados.
  • Esses programas atendem as normas e legislação trabalhista, além de gerar cálculos de folhas de pagamento, controles de férias, rescisões, etc.
  • Os programas podem ainda gerenciar habilidades, desempenhos, segurança, planos de carreira, recrutamento e seleção.
  • Os dados são armazenados em um banco de dados e os softwares vão processar esses dados em informações sob a forma de relatórios, análises, estatísticas, etc.
  • São uma combinação de TI, recursos humanos, práticas e métodos de trabalho, além da informação, que colaboram para que se alcance os objetivos da empresa.
  • Mas os sistemas de informação devem atender às necessidades da organização senão perdem sua funcionalidade e não contribuem de forma assertiva, aumentando a produtividade e agregando valor aos negócios.

Dado X Informação: Dados são conteúdos que não transmitem nenhuma informação sozinhos. Informação são esses dados codificados, organizados de forma a ter um significado, um contexto.

Aplicações para o S.I de Recursos Humanos:

Principais aplicações:

  • Além das vantagens administrativas desse sistema, como a redução dos custos e tempo de processamento da informação, os gestores são beneficiados, pois o sistema fornece suporte para a tomada de decisão, assim como nas tarefas de planejamento e controle.
  • Isso oferece uma vantagem competitiva para a empresa.
  • O S.I auxilia na comunicação entre as diversas áreas da empresa, fazendo com que interajam e que cada gestor tenha as informações necessárias para sua tomada de decisão.
  • Isso auxilia a caracterizar o problema que exige uma decisão para ser solucionado. Também compreende o ambiente em que as decisões estão envolvidas, e identificam os impactos das decisões na empresa (investimentos, treinamentos, reestruturação, etc).
  • Jornada de trabalho: montante de horas diárias semanais ou mensais que deve ser cumprido para atender o contrato de trabalho.
  • Aqui também estão previstas os intervalos de descanso.
  • O contexto de trabalho está em mudança: estão surgindo meios alternativos de cumprir a jornada de trabalho, como semana de trabalho reduzida, horário flexível de trabalho (desde que se cumpra as 40 horas semanais), trabalho remoto (realizado em casa), entre outros.

Outras aplicações:

  • Provisão de RH: processos de recrutamento e seleção, banco de dados contendo informação de pessoas recrutadas, os números de aproveitamento, admissões, demissões, etc.
  • Aplicação de RH: pode conter descrição e análise de cargos, avaliação de desempenho, por exemplo, facilitando a seleção de pessoal.
  • Manutenção de RH: pode constar administração de salários, plano de benefícios sociais, higiene e segurança do trabalho, etc.
  • Desenvolvimento de RH: um sistema de informação pode auxiliar, por exemplo, em treinamento e desenvolvimento, contendo dados sobre os treinamentos já realizados, o nome dos participantes, carga horária, e outros.

Veja abaixo quais são os benefícios do S.I de Recursos Humanos:
Os Sistemas de Informação de RH, por conter um vasto banco de informações, acabam se tornando uma base para o conhecimento, decisão e gerenciamento de pessoas.
O objetivo principal é fornecer informação aos gestores e aos tomadores de decisão, de forma a permitir mais agilidade e melhores decisões.

A empresa ganha: pró-atividade, rapidez na tomada de decisão, gestão participativa e individualizada, economia e conhecimento.
Isso significa que a organização pode fazer uma gestão de pessoas completa, sem a necessidade de todos os colaboradores estarem em um único lugar/país.

O S.I de Recursos Humanos: aumenta a rentabilidade, reduz os custos das operações, melhora os serviços realizados e oferecidos, oferece melhor acesso às informações, relatórios mais precisos e rápidos, melhora a produtividade, proporciona mais interação entre os gestores, facilita o fluxo de informações, reduz a centralização das decisões na empresa, e ainda permite que a empresa se adapte melhor para enfrentar acontecimentos não previstos.

TI nas empresas
A TI entra com seus recursos de hardware e software como um apoio aos serviços de RH, porque oferece informações de qualidade no tempo certo. A TI oferece um suporte físico para armazenar e transmitir dados e informações. Dentro do cenário global de mercado de hoje, a informação é um importante aliado estratégico das organizações.

O uso dela nas empresas sempre deve estar em sintonia com as necessidades estratégicas e operacionais da empresa.
Saiba mais: Atualmente os profissionais de TI estão sendo tão valorizados quanto os de RH. Isso se deve ao fato de que uma área complementa a outra, gerando resultados positivos para as organizações.

Um comentário

  1. Mairo da costa

    São boas aulas, tem conceitos muito bom curto e objectivo gostei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *