Curso Fotografia Digital

Erro de paralaxe
O erro de paralaxe, que acontece com as câmeras compactas com visor ótico e visor digital, é a diferença de ângulo que existe entre a imagem que se vê no visor de LCD (a que será captada pela máquina) e a imagem que se vê no visor ótico. Isso é um problema quando não é possível usar o visor digital (quando há muita luminosidade ou quando não há bateria suficiente). Esse efeito modifica a fotografia e pode fazer com que o assunto principal perca em sentido e enquadramento.

A melhor forma de saber se isso acontece com a sua máquina compacta (alguns fabricantes conseguem eliminar o erro de paralaxe), é conhecê-la muito bem. Faça testes com objetos lineares, como postes, casas com muros e árvores, e observe o resultado.
Com os testes, você vai saber qual é a diferença entre a imagem que você vê pelo visor ótico e a imagem que será captada pela lente de sua máquina. Assim, você pode estudar e memorizar para poder compensar essa diferença.

Se você desejar, pode colar adesivos no corpo da máquina, ao lado do visor ótico, para lembrar-se para qual lado é a diferença de enquadramento. Com o tempo e a prática, compensar o erro de paralaxe será automático.

2 comentários

  1. michelly tavares

    Tenho um sonho de ser arquiteta…e acho que isso pode me ajudar

  2. Jacqueline Camanzano

    Gostaria de saber se vocês disponibilizam certificado dos cursos online que oferecem.
    Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *