Curso Fotografia Digital

Conceitos de fotografia digital
Além dos conceitos básicos como foco, luz, composição, regra dos terços, entre outros, que você pode conferir no Módulo “Introdução à Fotografia”, é importante ter conhecimento sobre outros fundamentos. Veja a seguir!

Balanço de branco (white balance)
O balanço de branco define a coloração das fotografias. É como se ele representasse a temperatura das cores e varia entre frias (azuladas) e quentes (avermelhadas). Ele é regulado, nas compactas, por exemplo, por ícones que indicam o clima (sol, chuva, nublado), numa simulação aproximada da temperatura de cor. Há também a opção de ajuste automático, mas geralmente os modos pré-programados são melhores. Algumas máquinas com controle manual de branco permitem o ajuste de acordo com a temperatura de cor desejada. É possível também obter efeitos únicos, com cores distantes da realidade para efeitos artísticos.

Fotômetro
É um aparelho capaz de medir a quantidade e a intensidade da luz que entra pela lente. Há também modelos externos de fotômetros. É com base neste valor que as máquinas compactas calculam a velocidade do obturador e a abertura do diafragma. Há três modos de medição nas compactas: média: padrão, calcula a média da cena enquadrada, centralizada média: ideal para retratos e central (ou spot): para contrastes muito grandes entre o objeto e o fundo.

Histograma
É um gráfico presente em máquinas digitais e em programas de edição de imagens. Ele indica a quantidade de luz e sombra em uma imagem. No lado extremo esquerdo ficam representados a quantidade de pontos totalmente escuros (pretos) presentes na imagem e no lado direito do gráfico a quantidade de pontos claros. As linhas no meio do gráfico mostram tons de cinza. O histograma ajuda a saber se a imagem vai ficar muito clara ou muito escura, mas deve-se considerar o propósito da imagem antes de analisar o gráfico. Não existe um histograma ideal, já que há também imagens em estilo low key (tons escuros e sombras) e high key (tons claros e bem iluminadas).

Flash
Em câmeras compactas, o flash embutido é uma luz dura, direta e que nem sempre é necessária. Por isso não deve ser usado no modo automático e sim ser selecionado quando preciso. Retratos ao sol, por exemplo, podem exigir luz de preenchimento. Ou também retratos à noite, quando o fundo não tem importância e o objeto está bem próximo.

2 comentários

  1. michelly tavares

    Tenho um sonho de ser arquiteta…e acho que isso pode me ajudar

  2. Jacqueline Camanzano

    Gostaria de saber se vocês disponibilizam certificado dos cursos online que oferecem.
    Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *