Equipamentos de Segurança

Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC)
Os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) são todos os dispositivos de uso comum destinados a evitar doenças e acidentes relacionados com o trabalho.

Os EPC protegem os trabalhadores e todas as outras pessoas que poderiam correr os riscos do ambiente. Sempre que possível deve ser usado EPC, somente quando não houver medida de proteção coletiva adequada será usado EPI.

São exemplos de EPC:

Tela tapume – Utilizada para delimitação de obra, isolamento de áreas de risco e proteção contra queda de objetos em lajes e edifícios.
Chuveiro de Emergência – Utilizado para descontaminação de produtos químicos. Deve ter fácil acesso e ser acionado por alavancas de mão, cotovelo e pé.
Lava olhos – Equipamento de emergência utilizado para lavar os olhos na ocorrência de contato com corpos estranhos, produtos petroquímicos, poeira, etc,

Também são equipamentos de proteção coletiva as sinalizações e placas informativas, cones de sinalização, fita de sinalização, extintores de incêndio entre outros, iremos estudar alguns deles a seguir.

Um comentário

  1. Anderson Celis

    Adoro curso gratis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *