Curso de Velas Artesanais

Material Básico

Parafina

A parafina é uma substância inflamável. Por isso, só deve ser derretida em banho-maria, de preferência na boca detrás do fogão, em fogo lento. Se houver muita fumaça desligue imediatamente o fogo. Caso solte chamas, tampe rapidamente o recipiente. Use avental grosso e proteja as mãos com luvas a prova de fogo. Se quiser modelar as velas, dê preferência a parafina branca transparente. Pode ser guardada endurecida por tempo indeterminado, para ser reutilizada. Ao invés de comprar a parafina, você pode utilizar velas quebradas ou já usadas que tem em sua casa. Se estas velas tiverem uma camada de verniz, raspe com uma faca antes de derretê-las.

Existem três maneiras de determinar a temperatura correta para modelar as velas:

• Mergulhe rapidamente a ponta de uma faca na parafina derretida. Retire a parafina da faca com os dedos e jogue as lascas dentro do recipiente com parafina quente. Elas levam três segundos para derreter completamente. Apague o fogo e espere por cinco a dez minutos. Faça o teste da faca novamente.
• Utilize um termômetro com graduação, mergulhando-o na parafina quente antes de desligar o fogo.
• Controle a temperatura colocando dentro da panela sobre a parafina um pedacinho de papel. Se ele frigir é porque está quente demais.

13 comentários

  1. Anna

    Procuro por placas lisas de cera para aplicação em velas decorativas. Alguem sabe onde posso encontrar para comprar no Brasil ??

  2. Diana Silva

    Muito bom o site. Estou tentando aprender a fazer velas e com certeza ajudou muito.
    Queria saber sobre os significados das cores, vi num site, alguém sabe mais sobre esse assunto?
    http://www.velasartesanais.net.br/
    Obrigada e boa sorte para todos

  3. larissa mendes da silva

    parabéns!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *