Curso teórico de Guitarra

Voltando aos Modos Gregos

Bom, vamos brincar de pensar um pouquinho, são sete MODOS GREGOS, quer dizer então que você possui 7 GRAUS, ou seja, o CAMPO HARMÔNICO de DO(DO, RE, MI, FA, SOL, LA, SI), um ótimo exercício para decorar os modos gregos, é você utilizar cada escala citada acima em um GRAU DIFERENTE, ou seja, utilizar o modo JÔNIO começando em DO, depois utilizar o modo DÓRICO começando em RE, depois utilizar o modo FRÍGIO começando em MI, e assim por diante até que chegue ao 7º GRAU.

Quando mudar o tom da música, é só repetir os mesmos desenhos na tonalidade da música, o importante é decorar e entender os desenhos. Você também pode adicionar outras dissonâncias nas escalas, como eu disse acima, você cria suas escalas.

Outra observação importante são as notas encontradas na ESCALA BLUES, se você reparar, você irá encontrar as seguintes dissonâncias, uma Quarta aumentada (FA#), que é chamada de Blue Note, e uma Sétima(SIb), são dissonâncias que caracterizam a escala como sendo de blues, isso leva ao entendimento, que, cada estilo musical possui uma nota ou mais notas que lhe caracterizam. Por isso resolvi passar escalas de estilos diferentes, para vocês poderem analisar suas NOTAS FUNDAMENTAIS.

Aí você me pergunta, vou ter que guardar tudo isso na cabeça, e eu lhe respondo, no início é muito importante que você decore os desenhos de todas as escalas que puder, com o passar do tempo, você vai começar a utilizar mais um tipo do que o outro, isso é natural, pois você está começando a criar o eu próprio estilo, um exemplo claro disso são guitarristas como Eric Clapton e Stevie Ray Vaughan, que usam muito mais escalas Pentatônicas do que os MODOS GREGOS citados acima, o importante é você saber que existe, e pode ser mais uma carta que você tem embaixo da manga.
Entendendo a Tablatura

Bom, a partir de agora vou utilizar a TABLATURA como escrita padrão, quanto as técnicas usadas nas frases abaixo, todas elas estão escritas no tópico acima, lembrando que só o treinamento dessas técnicas leva a perfeição.

As frases abaixo tem o intuito de ajudá-los a compreender melhor as técnicas e as teorias transcritas nessa apostila, de maneira que, você possa criar as suas próprias Harmonias e seus próprios solos, lembrando sempre que geralmente um solo legal vem de uma Base muito legal.

Escolhi frases onde predominam a maioria das técnicas citadas acima, essas técnicas servem tanto para a Guitarra quanto para o violão.

33 comentários

  1. J.Junior

    Ola galera á um pequeno equívoco no desenho do braço da guitarra, na quarta corda na RÉ depois de MI é a FÁ não a LÁ como está. Mas ótimo curso.

  2. Gessyca

    Adorei tudo de bom!!!
    abraços…

  3. Ewerton

    nunca vii ninguem fazer isso por quem quer aprender mesmo,o site ta de parabens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *