Curso teórico de Guitarra

Teoria Básica sobre Partitura

Resolvi colocar esse tópico, pois vou escrever as escalas abaixo em Partitura, então coloquei o básico sobre a mesma, apenas para que vocês possam identificar as notas na pauta.

Para se ler e escrever música, utilizamos 5 linhas e 4 espaços que devem ser contados sempre de BAIXO para CIMA.

Esse conjunto de linhas e espaços são chamados de PAUTA ou PENTAGRAMA, onde as notas musicais são colocadas sobre as linhas e dentro dos espaços.

NOTAÇÃO MUSICAL : São sinais que representam a escrita musical: Pauta, Claves, Notas, etc.
PARTITURA : Música escrita.
CLAVE : É um sinal gráfico colocado no início da pauta e sua função é dar nome as notas musicais.

São três as Claves, SOL, e .

Segue um exemplo com clave de SOL, ela dá o nome a nota SOL, localizada na segunda linha da pauta, nós vamos trabalhar somente com essa clave.

Veja abaixo a seqüência das notas escritas em Partitura.

Observando a pauta acima, podemos verificar que a nota DÓ, situada logo após a Clave encontra-se abaixo da primeira linha, isso ocorre devido ao fato de termos mais notas no instrumento do que a pauta pode comportar, portanto usamos um recurso de notação musical denominado LINHAS SUPLEMENTARES.

A memorização do nome das notas e seus respectivos lugares na pauta se faz necessário para um bom aproveitamento do curso, sem esta memorização é quase que impossível um bom desenvolvimento musical.

Modos Gregos

Esses são os sete MODOS GREGOS, todos estão começando de , fica a critério do músico qual vai se adaptar melhor ao seu estilo, lembrando que é muito importante entender e decorar todos os desenhos.


Outros tipos de Escalas

Dicas sobre Escalas

Resolvi transcrever várias escalas de diferentes estilos musicais, para que possa abrir novos horizontes em sua maneira de pensar em relação às escalas, agora depende de você analisá-las e entende-las, lembre-se, que para um bom entendimento das escalas é preciso ter compreendido bem os tópicos acima, principalmente os INTERVALOS, pois as escalas são compostas por eles. Nós músicos sempre estamos atrás de alguma escala nova, ou algum lick diferente, se esquecendo completamente que as mesmas são montadas por nós mesmos, ou seja, quando você compreende bem a harmonia musical você monta suas próprias escalas, seus próprios licks e etc.

33 comentários

  1. J.Junior

    Ola galera á um pequeno equívoco no desenho do braço da guitarra, na quarta corda na RÉ depois de MI é a FÁ não a LÁ como está. Mas ótimo curso.

  2. Gessyca

    Adorei tudo de bom!!!
    abraços…

  3. Ewerton

    nunca vii ninguem fazer isso por quem quer aprender mesmo,o site ta de parabens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *