Curso – Melhore sua Aparência Física

A sua voz

A sua voz é um instrumento tão poderoso como o seu olhar. Pode encantar e acalmar, ou irritar e repelir.
Idealmente, a sua voz deve ser calma, sem fazer adormecer os outros!
Muitos de nós somos atormentados por vozes que a sociedade inexplicavelmente considera como desagradáveis. Refiro-me em especial a vozes
estridentes e esganiçadas. Se o leitor é uma dessas pessoas, é provável que lamente ter uma voz estridente e faça o possível por engrossá-la. Pare! Se não usar a voz no seu timbre natural, pode danificar as cordas vocais.
Aceite a voz com que nasceu. É sua e condiz com a sua personalidade, tal como a cor dos seus olhos condiz com a sua cor de pele.
Apesar de juízos precipitados que são apenas o resultado de atitudes pretensiosas da sociedade, algumas vozes agudas são ricas e bem moduladas e não têm nada de estridente nem esganiçado. Podem até soar muito bem ao ouvido. Por outro lado, uma voz grossa pode ser áspera, induzindo no ouvinte um desejo de ajudar o falador antes que ele tenha um ataque de tosse.
Portanto, seja a sua voz grossa ou aguda, não se precipite em julgar os seus méritos ou falhas.
Uma voz agradável e suave é certamente vantajosa para a vida. Se fizer uma lista das pessoas que conhece e que admira, talvez repare que uma das qualidades que o atrai é a voz delas.

Exercite a sua voz

Qualquer pessoa que siga uma carreira teatral tem de estudar dicção, mas os cursos de dicção não são apenas para actores. Se acha que a sua voz precisa de ser trabalhada, inscreva-se num curso elementar de dicção.
Em breve, verá que as pessoas se viram para o ouvir, sempre que começa a falar num grupo. A melhoria é quase milagrosa!
As outras pessoas não ouvem a sua voz da mesma maneira que você. Portanto, para saber exactamente que tipo de voz tem, deve fazer uma gravação (usando um gravador de boa qualidade). Se nunca se ouviu numa gravação, prepare-se para ter uma surpresa. Vai ouvir a sua voz tal como os outros a ouvem.A voz acrescenta matizes de significado à mensagem verbal. Pode até mesmo transformar a mensagem por completo. Diz-se que Lord (Laurence) Olivier conseguia pôr os amigos a chorar recitando o alfabeto!
Se não tem nem a inclinação nem os meios para fazer um curso de dicção, pode fazer o exercício que se segue que o ajudará a melhorar a qualidade da sua voz

EXERCÍCIO: COMO TREINAR A SUA VOZ

1. Usando um gravador para gravar a sua voz, leia um texto com cerca de 300 palavras na sua Iíngua materna. (Talvez prefira trabalhar com textos
noutras línguas.)

2. Oiça a gravação. Tome notas daquilo que não lhe agrada na sua voz.

3. Leia o texto de novo, tendo em conta as suas notas. Corrija-se. Leve o tempo que for preciso. Tente abrandar o ritmo e articule cuidadosa e
naturalmente.

4. Após alguns dias, pare de ler o texto. Sente-se com o seu microfone todos os dias depois do trabalho, por exemplo, e fale dos acontecimentos do dia.
Tente ser objectivo sem ser seco. Oiça a sua voz, articulando cuidadosamente, seja natural.
Se fizer este exercício regularmente durante alguns meses, deve verificar uma melhoria significativa na sua dicção e qualidade de voz.
Pode mandar fitas gravadas aos seus amigos em vez de lhes escrever. Pode gravar histórias para os seus filhos. Aprenda a ditar a sua correspondência. Fique certo de que ter uma voz amigável, calma e com uma boa articulação terá uma enorme utilidade ao longo da sua vida. As pessoas gostarão mais de si, irão ouvi-lo e confiar em si mais facilmente se souber como usar a sua voz para as encantar.

23 comentários

  1. Acho que isso vai me ajudar. Sempre me senti meio estranho, mas agora vou mudar algumas coisas, haha.

  2. Gabriel Lima

    Ótimo adorei O curso .

  3. Luana

    Simplesmente PERFEITO o curso!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *