Curso de Investidor de Sucesso

Onde posso comprar ações?

Para comprar ações você não precisa ir até a Bovespa e ficar gritando no telefone (estes são os operadores da bolsa que negociam as ações, que são funcionários das corretoras). Para investir em ações você deve entrar em contato com alguma corretora de valores, distribuidoras de valores ou bancos de investimento e abrir uma conta de investimentos. Você pode comprar e vender ações dando as ordens diretamente para um corretor. Procure sempre uma corretora filiada à Bovespa (veja no site da Bovespa – sociedades corretoras) ou pelo site do Banco do Brasil. Cada corretora tem uma taxa de corretagem definida (que é a taxa cobrada por operações de compra e venda). Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ter muito dinheiro para investir em ações. Se você pretende investir a longo prazo (ou seja, comprar ações e vendê-las após 1 ou 2 anos), pode fazer investimentos mensais de R$100 ou R$200 por exemplo. Leia também – Veja on-line investimentos 2002 – matéria sobre clubes de investimento.

Você também pode fazer e acompanhar seus investimentos através da internet (você nem precisa sair de casa). A Bolsa de Valores de São Paulo tem um sistema de compra e venda de ações on-line, o Home Broker, que é feito através dos sites das corretoras na internet. Através das corretoras na internet as cotações são atualizadas de 15 em 15 minutos diretamente da Bovespa e você também tem a assessoria de profissionais para lhe indicar os melhores momentos para compra e venda de suas ações.
Como funciona o sistema Home Broker da Bovespa: para comprar ações através da internet, você acessa o site da sua corretora ou banco e entra na área de ações. Ao clicar em Compra ou Venda, você já estará dentro do ambiente do home broker. Para acompanhar a sua própria ordem, basta clicar em “acompanhamento de ordens” e ver o status da mesma.
O investimento em ações é muito comum nos Estados Unidos, onde quase 80% da população investe em ações. No Brasil está restrito a uma minoria que tem acesso às informações. Felizmente, para garantir o acesso ao pequeno investidor, a Bovespa está com um projeto de divulgação chamado “A Bovespa vai até você”. Este projeto leva as informações de como investir em ações para escolas, universidades, metrô, academia, clubes, praia, etc. Visite também o site da Bovespa para maiores informações.
Antes de começar a investir, é interessante que você faça um investimento simulado. O FolhaInvest em ação é o simulado do site da Folha de São Paulo e o Desafio InvestShop, o simulado da corretora Investshop.
Você aprende sem colocar seu dinheiro em risco. Leia também: Veja on-line Investimentos 2002 – reportagem da revista Veja sobre simuladores de investimento em ações.
Se você se interessou em investir em ações, leia em anexos:ações, investindo. E principalmente, estude bastante antes de começar um investimento em bolsa de valores, pois como você já viu, os ganhos e os riscos andam de mãos dadas.

23 comentários

  1. gislaine lima

    Nossa!! me sinto mais informada,util e feliz!!!
    Obrigada pela iniciativa!!!!
    Fica com Deus!!!

  2. Daiane silva

    Otimo curso, um conceito excelente no dia-dia!

  3. Parabéns pela iniciativa de disponibilizar este curso. Muito bom mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *