Curso de Xadrez


Introdução ao curso de xadrez:

O sistema educacional brasileiro enfrenta muitos problemas decorrentes basicamente da desvalorização da profissão do magistério. Os baixos salários a que os professores têm que se submeter os levam a dupla jornada de trabalho, obstaculizando uma condição sine qua non da atividade docente: estar em constante aperfeiçoamento.

Os alunos das escolas públicas, que na sua maioria têm precárias condições econômicas, não encontram eco para suas indagações e anseios, desinteressando-se rapidamente pelas atividades escolares, o que os deixa próximos à repetência, e posteriormente, à evasão escolar.
O quadro torna-se mais caótico quando se observa a utilização de propostas pedagógicas desconectadas da realidade brasileira, fruto de modismos importados, ou de imposições feitas pelo MEC, nas quais nota-se pouca ou nenhuma participação dos professores que serão responsáveis pela implementação das mesmas.
Num mundo em constante transformação, onde a capacidade de pensar com autonomia é mais importante que a simples memorização de dados
estanques, a escola deve repensar sua ação educativa buscando superar essa situação. É nesse contexto que apresentamos a seguir esta proposta, que buscará sistematizar algumas reflexões sobre xadrez e educação.

22 comentários

  1. LIDIANE SILVA DE OLIVEIRA

    GOSTEI DA INTRODUÇAO. FOI UM INCENTIVO PARA O PROXIMO PASSO!!

  2. Emilly Aguiar

    Adorei o curso apesar de ser uma estudante , com apenas 10 anos eu aperfeiçoiei muito minhas técnicas no jogo . Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *