Curso de Violão

O violão, certamente, é o instrumento musical mais famoso e utilizado em todo o mundo. Fazendo parte de vários ritmos musicais (como música country, forró, pop e até rock), esse tradicional instrumento conquista com seu belíssimo som e fácil curva de aprendizagem.

Aprenda através do nosso curso gratuito de violão todos os passos necessários para aprender a tocar este maravilhoso instrumento.
Navegue através dos passos iniciantes até os mais avançados. O curso conta com muitos vídeos para iniciantes.

As origens do violão são longínquas, tendo dados de instrumentos semelhantes desde os tempos da Babilônia. O mesmo foi evoluindo o tempo, alterando o formato do corpo e quantidade de cordas, até chegar ao que conhecemos e tocamos hoje. Saiba mais sobre a história do violão e suas características, além das melhores formas de aprender a tocá-lo.

UM POUCO SOBRE VIOLÃO

O violão (também chamada de guitarra clássica ou viola, em Portugal) é um instrumento acústico de cordas dedilhadas, feito com madeira e tendo seis, sete ou doze cordas (que podem ser de nylon ou de aço). As cordas, esticadas desde o corpo e passando pelo braço (constituído em, normalmente, vinte e duas casas separadas por trastes de metal) até chegar às tarraxas, ao serem dedilhadas, vibram e ecoam dentro do corpo oco do instrumento, produzindo o som.

Desde a antiguidade, o violão foi muito usado e apreciado, principalmente pela facilidade de seu aprendizado e o fato do mesmo ser adaptável para qualquer estilo de música (embora atualmente seja mais usado para rock, pop, MPB, country e outras músicas populares), além de claro, o belíssimo timbre do mesmo. Além disso, dentre os instrumentos de corda, o violão é, decerto, um dos mais economicamente acessíveis (principalmente os modelos mais simples para iniciantes).

E por falar em aquisição de violão, antes de comprar o seu, deve-se prestar muita atenção no modelo. A melhor coisa é testar se o braço do mesmo é confortável ao tamanho de sua mão, e principalmente, escolher se o violão pretendido é de cordas de nylon ou de aço. Embora o segundo tipo tenha uma sonoridade melhor, não é aconselhável para quem está começando.

COMO TOCAR VIOLÃO

Mas como já dito acima, o que mais impulsiona as pessoas para aprenderem este instrumento é a facilidade de aprendizagem do mesmo. Claro, você não pode esperar que saia tocando como um profissional depois de uma semana com o violão; é necessário ter muita perseverança e força de vontade, principalmente no início, já que os exercícios nos parecem impossíveis de serem executados e nossos dedos costumam doer de apertar as cordas (principalmente se forem de aço; recomenda-se uso de cordas nylon para iniciantes, por serem mais leves e macias ao toque).

Antes de tudo, é necessário entender como funciona o processo em si de tocar violão. Existem basicamente dois modos de se tocar violão, por dedilhado ou por acordes.
Cada corda do violão, em cada casa separada pelos trastes, é uma nota diferente que se repete algumas vezes ao longo do braço do instrumento. Dedilhar é tocar cada corda em cada casa separadamente, cada uma de uma vez, a fim de criar um ritmo e uma melodia. A segunda forma é a formação de acordes, ou seja, apertar mais de uma corda ao mesmo tempo e bater em todas com a mão direita a fim de criar uma sonoridade diferente.

Independente do estilo pretendido, demora um pouco até acostumar-se e pegar velocidade na troca de dedos entre casas e cordas. Este é um momento em que muitas pessoas acabam desistindo, já que sentem muita dificuldade em fazer a troca de cordas e casas. Porém, não se deve desistir. Com um treino periódico (o importante não é treinar várias horas por dias, e sim reservar todos os dias um tempo para treino) rapidamente você conseguirá tocar normalmente.

Outro ponto importante é a afinação, ou seja, a forma correta de esticar e afrouxar as cordas do violão para que fiquem no timbre correto. Caso o violão não esteja afinado corretamente, a aprendizagem será difícil e pouca prazerosa, afinal, ao invés de música, o instrumento só produzirá sons confusos e desconexos. Para evitar isto, é recomendável que nas primeiras vezes o estudante peça a ajuda de uma pessoa que já toque para afinar o instrumento. Caso isto seja inviável, a melhor alternativa é adquiri um afinador de violão, um pequeno aparelho eletrônico que lhe ajuda na tarefa de afinar o instrumento, informando, a cada corda tocada, se esta deverá ser afrouxada ou apertada.

AULAS DE VIOLÃO

Muitas pessoas conseguem aprender violão sozinho, sem nenhum tipo de instrução ou ajuda externa. Porém, se este é seu caso, não se desespere; é extremamente fácil achar cursos de violão atualmente, sejam eles presenciais ou virtuais, gratuitos ou pagos, para iniciantes ou avançados.

Em nosso curso ensinamos técnicas de violão, inclusive, muitas aulas em vídeo. Outra tópico muito abordado e fácil de se aprender é sobre as cifras de violão; uma espécie de escrita que representa as notas que devem ser tocadas e de que forma elas devem ser executadas pelo tocador do violão. Após aprender como ler as mesmas, tocar suas músicas favoritas será muito fácil.

TOQUE AGORA MESMO!

O que está esperando? Inscreva-se em nosso curso, adquira e comece agora mesmo a tocar seu violão; é muito simples aprender a tocá-lo. Falta de tempo ou de professor para ensiná-lo não é mais desculpa. Então não perca mais tempo e vire um adepto deste maravilhoso instrumento!

11 comentários

  1. Tairine

    Amo tocar violão, até já aprendi um pouco, mas desejo aprender muito mais!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *