Curso de Técnicas de Vocal

Vocalizes

Vocalizes são pequenas frases musicais que utilizamos como exercício para o treinamento da voz.
Veja a seguir alguns pontos fundamentais para executar qualquer vocalise:

Mantenha uma atitude relaxada (mas não “largada”). Sua coluna deve estar reta, e seu peso distribuído uniformemente sobre as duas pernas. Rosto, pescoço e ombros devem estar livres de tensão. Se puder, faça antes algum exercício de relaxamento.
Controle a respiração de acordo com as intruções de seu professor de canto. Se possível, faça antes dos vocalises alguns exercícios respiratórios.
Procure bocejar antes dos exercícios. Durante o bocejo, você eleva naturalmente o palato e abaixa a base da língua; além disso, o som do bocejo é um excelente modelo para a sonoridade da voz cantada.

Peça sempre a opinião do seu professor sobre a execução e os resultados dos vocalises. Peça a ele que oriente você sobre a extensão dos exercícios.

Atenção 1: Esteja sempre atento para não abusar da sua voz. Só o seu professor pode determinar a hora de expandir os seus limites vocais. Os vocalises aqui apresentados destinam-se apenas a treinar o que já é feito em aula. Atenção 2: Ouça atentamente o acompanhamento. Nas primeiras vezes você pode ouvir a melodia tocando junto, para guiá-lo; depois, quando se sentir seguro, é só “desligar” a melodia.

60 comentários

  1. Stephanini

    Pessoal, tenho interesse em montar um ministério de louvor! E gostaria de saber se conhecem pessoas que tenham esse mesmo objetivo, para entrar em oração e então, tentarmos concretizar esse objetivo!!!

    Obrigada!!
    Ah! Sou de São Paulo!

  2. Talita Rocha

    sou um pouco afinada, e emeu irmao sabe muito como cantar e proxima semana vou cantar com ele na igreja a musica aliança de sangue do anderson freire vou fazer a voz da ariane so que ela canta muito e ela tira um agudo pra deixar qualquer um de boca aberta, eu preciso de ajuda quero fazer bonito na hora ne gente ?por favor

  3. Riane

    Meu amigo me deu uma oportunidade de cantar em um showzinho q ele tava fazendo num bar,
    cantei, depois q sair do palcos as pessoas me elogiaram dizendo q minha voz é muito bonita gostaria de aperfeiçoar minha voz acho q meu tom é o de Grave, por isso gosto de canta musicas de ivete, ana carolina,na qual as musicar se adequam a minha voz ^^

  4. Meu nome é Ramon eu gosto muito,muito mesmo de cantar mas eu não como é a minha voz eu já gravei ela mas quando eu ouço fica muito esquisita.Quero saber como deixar minha voz boa…
    Eu já cantei num show de talentos da escola,o estranho que eles não gostaram da letra mas da minha voz eu não sei.Eu peguei de um cantor não tão muito antigo,eu queria compor eu sou muito criativo mas fico envergonhado quando canto minha propria musica vocês podem me ajudar ou dar dicas

  5. ROSILENE

    eu canto ja a 2 anos mais ainda sinto um pouco de dificuldade na respiração na hora de subir o tom vc pode me ajudar pretendo me aperfeiçoar mas e mas no mundo da musica porque amo cantar. tenho voz pra cantar todos que ouvi gosta e falam bm de mim se puder me ajudar eu agradeço vlw!! um abraço a todos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *